O Instituto Nacional de Recursos Hídricos do Ministério da Energia e Águas informou, hoje, que devido às fortes chuvas ds últimos dias, na cidade de Ondjiva, província do Cunene, houve deslocamento de placas numa das secções do Canal Condutor Geral do Cafu.
Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
Os 322 acidentes de viação, ocorridos em várias províncias, de 3 a 9 do corrente mês, deixaram 49 mortos e 314 feridos.
Os dados foram tornados públicos, segunda-feira, em Luanda, pelo porta-voz do Comando Geral da Polícia Nacional, subcomissário Mateus Rodrigues, acrescentando que, em relação a igual período do ano passado, houve o aumento de 40 acidentes, dois mortos e 70 feridos.
Segundo o subcomissário Mateus Rodrigues, a má travessia de peões, excesso de velocidade, mudança de direcção irregular e o mau estado das estradas estão na base da maior parte dos acidentes de viação.
Mateus Rodrigues deu a conhecer que, durante o período em referência, foram apreendidas 329 viaturas, 1.337 motorizadas, 1.059 cartas de condução, 955 verbetes, 1.181 livretes, 905 títulos de registo de propriedade, bem como aplicadas 3.631 multas, por diversas infracções ao Código de Estrada, avaliadas em mais de 17 milhões de kwanzas.
Informou que as acções operativas realizadas pela corporação resultaram na detenção de 543 cidadãos, sob suspeita de envolvimento em diversos crimes, com realce para 24 homicídios voluntários, 126 roubos, 198 furtos, 162 ofensas à integridade física e 33 casos de agressões sexuais.
Foram ainda apreendidas 42 armas de fogo, seis carregadores, 106 munições, 23 televisores, 48 telemóveis, 15 botijas de gás, 27 cabeças de gabo bovino e 510 quilogramas de liamba.
De 3 a 9 do corrente mês foram, também, apreendidos 5.960 litros de gasolina e 8.625 litros de gasóleo, que se destinavam à comercialização em países vizinhos.
As acções realizadas para a protecção das fronteiras terrestres e marítimas resultaram na detenção de 2.565 cidadãos, sendo 1.428 da República Democrática do Congo, que se faziam acompanhar de 123 crianças, 35 da República da Namíbia, 14 da República do Congo e oito da Zâmbia.
A Polícia de Guarda Fronteira deteve, ainda, 1.008 cidadãos nacionais, por contrabando de combustível, de mercadoria não declarada, fuga ao fisco, posse ilegal de arma de fogo e pesca ilegal.
Afogamentos
O Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros registou, no final-de-semana, cinco mortes, sendo duas por afogamento, igual número por acidente de viação e uma por eletrocussão.
O director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, superintendente Félix Domingos, fez saber que das 109 ocorrências registadas no país 76 foram de atendimento pré-hospitalar, que resultaram no evacuamento de pacientes para diferentes unidades sanitárias.
Durante o final de semana houve ainda o registo de 16 extinções de incêndios de pequenas proporções, seis aberturas de portas, três neutralizações de derrame de combustível e três salvamentos de pessoas que estavam em iminência de se afogar.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO governador provincial de Luanda, Manuel Homem considerou, esta sexta-feira, que os Centros de Emprego, que estão a ser revitalizados e modernizados pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, servem para dar mais oportunidades aos jovens desempregados.
O Serviço de Investigação Criminal (SIC), anunciou, esta sexta-feira, em Luanda, o desmantelamento de uma rede criminosa de funcionários bancários que facilitavam a introdução de dólares falsos no mercado nacional.
A Associação das Empresas Prestadoras de Serviços à Indústria Petrolífera (AECIPA) assinou, na terça feira, um acordo de parceria com o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC), para a realização de estágios profissionais dos licenciados da instituição nas diversas áreas do sector petrolífero.
O Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos conseguiu o segundo lugar, este sábado, pela equipa Associação Internacional de Xadrez para Deficientes Físicos (IPCA), medalha de prata e conquistou uma medalha de bronze a título individual, na primeira paralímpiada de Xadrez que decorreu, em Belgrado, na Sérvia, de 29 a 5 de Janeiro.
A privatização da empresa de Transportes Colectivos e Urbanos de Luanda – TCUL E.P continua na agenda do Estado, mas com a necessidade de se concluir o processo de saneamento económico-financeiro, e também da reestruturação ainda em curso.
Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
O Papa Francisco pediu, este sábado, aos dirigentes do Sudão do Sul “um novo avanço” a favor da paz no território dividido por lutas de poder e pobreza extrema, no âmbito da visita que está a realizar ao país.
A missão de paz da ONU no Mali “não é viável” sem aumentar o número de forças de paz, de acordo com um relatório preliminar, daquela organização, obtido pela AFP, que menciona uma possível retirada de tropas se as principais condições não forem atendidas.