Regiões

Acidente de viação deixa seis mortos

Carlos Paulino | Menongue

Jornalista

Seis membros da mesma família morreram, segunda-feira, na sequência de um acidente de viação que ocorreu às 20 horas, na localidade de Tchongolola, a cerca de 30 quilómetros da cidade de Menongue, província do Cuando Cubango.

21/07/2021  Última atualização 06H10
Capotamento de uma carrinha de marca Mitsubishi © Fotografia por: DR
O Jornal de Angola apurou que o acidente, provocado por um despiste seguido de capotamento de uma carrinha de marca Mitsubishi "Canter”, que prestava serviço de táxi, transportando 13 pessoas, vitimou, no local, uma senhora, de 33 anos, e os seus cinco filhos, com idades compreendidas entre quatro e 13 anos.

O porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional, superintendente-chefe Augusto Tomás, explicou que o acidente causou, também, o ferimento de sete pessoas, três das quais em estado grave, incluindo o motorista da carrinha. Augusto Tomás disse que o acidente ocorreu quando as vítimas saíam de uma lavra na localidade de Tchongolola em direcção à cidade de Me-nongue e, devido ao mau estado da picada e escuridão, o motorista, de 32 anos, desencartado, despistou e em seguida capotou e caiu numa ravina de aproximadamente três metros de profundidade.

Segundo o porta-voz da Polícia Nacional, a negligência e a falta de precaução do motorista também estiveram na origem do referido acidente, que chocou a população de Menongue. Disse que, depois de tomar conhecimento do acidente, efectivos da Delegação Provincial do Ministério do Interior (MININT) e técnicos de Saúde deslocaram-se ao local, de onde resgataram os sete feridos e removeram os seis cadáveres para a morgue do Hospital Geral do Cuando Cubango.

Augusto Tomás apelou aos automobilistas no sentido de primarem por uma condução prudente, à luz do Código de Estrada, e aos cidadãos a evitarem ser transportados em veículos destinados ao transporte de mercadorias e em condições de insegurança.
Por sua vez, o porta-voz do Hospital Geral do Cuando Cubango, Victorino Vicente, disse que, dos sete feridos, quatro apresentaram ferimentos ligeiros e já tiveram alta. Recordou que, neste ano, esse é o segundo acidente que chocou a sociedade.

O primeiro ocorreu no dia 2 de Junho, na localidade de Masseca, no município do Cuito Cuanavale, e causou duas mortes e o ferimento de 18 pessoas, que saiam de Menongue para o Rivungo, a bordo de uma viatura de marca Land-Cruiser, que embateu contra um camião avariado.
No Cuando Cubango, de Janeiro a Junho deste ano, o Comando Provincial da Polícia Nacional registou 297 acidentes de viação, que causaram 25 mortes, 378 feridos e danos materiais avaliados em mais de 37 milhões de kwanzas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões