Desporto

Acção formativa termina no Lubango

Gaudêncio Hamelay |Lubango

Jornalista

Quarenta e três formandos, dos quais oito senhoras, terminou quarta-feira, na cidade do Lubango, o 50º curso de Administração Desportiva promovido pela Academia Olímpica Angolana em parceria com o Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos.

02/04/2021  Última atualização 11H50
© Fotografia por: DR
Os conteúdos do curso com 18 temas ministrados de 26 a 31 de Março, estiveram direccionados, fundamentalmente, para dirigentes desportivos, jornalistas, treinadores, árbitros, atletas e estudantes do curso de Educação Física.

Eliseu Major, membro da Academia Olímpica Angolana, afirmou que o balanço foi positivo na medida em que a participação dos formandos ultrapassou a expectativa da organização.Explicou que, inicialmente, estava prevista a participação de candidatos numa turma formada por 30 elementos e 30 por cento de senhoras. Porém, avançou, acabaram de ter uma turma de 40 elementos dos 45 inscritos e uma percentagem a rondar os 34 por cento do género.Eliseu Major referiu que essa percentagem da participação dos formandos vai de acordo com as orientações do Comité Olímpico Internacional (COI) e da Solidariedade Olímpica, responsável pelas acções formativas.

Adiantou que para aquilo que é a orientação do Comité Olímpico Angolano (COA) os cursos deverão ter no mínimo 40 a 30 por cento e superior até 50. "Por isso, do balanço que a gente faz e pela participação efectiva dos participantes podemos considerá-la de bastante proveitosa”, frisou.O director provincial do Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Huíla, Osvaldo Lunda, enalteceu o Comité Olimpico Angolano pela iniciativa e considerou de extrema importância a formação ministrada pela Academia Olímpica Angolana.

Anunciou existir outra turma preparada, integrada por um número maior de senhoras para frequentar a próxima acção formativa sob égide da Academia Olímpica Angolana. Osvaldo Lunda manifestou interesse e disponibilidade, como a província já fez noutras formações, acolher um curso de âmbito regional onde poderão participar representantes das províncias do Namibe, Cunene, Cuando Cubango, Huíla e Benguela ainda no decurso do presente ano.

Disse que devido ao cumprimento das regras do COA, a organização teve que limitar o número de participantes. "Desta forma, fica já aqui lançada a solicitação ao COA,que tendo em conta o número de pessoas interessadas para fazer esta formação, temos outra turma preparada para o efeito. Assim sendo, fizemos aqui o convite formal ao COA para vir ministrar mais uma acção de formação aqui na província da Huíla”, exteriorizou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto