Cultura

Acção Cultural incentiva criatividade dos grupos

O chefe do Departamento da Acção Cultural na província do Cunene, Adérito Armando, incentivou, quarta-feira, em Ondjiva, os grupos carnavalescos a pautarem pela criatividade na interpretação das canções e danças na edição do Carnaval de 2023.

19/01/2023  Última atualização 09H29
© Fotografia por: DR

O responsável falava à Angop, a propósito da criação das condições e preparação dos grupos carnavalescos que vão  participar na maior manifestação cultural, que decorre na segunda quinzena do próximo mês de Fevereiro.

Disse ser necessário que os grupos seleccionem temas que expressam os bons valores da sociedade e sentimentos de alegria para o resgate da identidade cultural que representa cada povo.

Adérito Armando pediu ainda aos grupos para intensificarem a preparação nos  municípios e bairros, para estarem mais competitivos e em altura de concorrer os três primeiros lugares, nas categorias de adultos e infantil.

"Já recebemos o termo de referência por parte do Ministério da Cultura e Turismo para a realização do Carnaval, aguardamos apenas o encontro com o governo local para definir as modalidades de disputa este ano.

Em termos de apoios, explicou que os grupos têm recebido do governo provincial um valor igual para compra do material necessário para a fase inicial de preparação do Entrudo.

Informou que a disputa será de carácter competitivo, ao contrário do ano anterior em que foi realizado um desfile simbólico, à portas fechadas, com quatro grupos da categoria de adultos, devido às restrições da pandemia da Covid-19.

Adérito Armando lembrou que na altura participaram os grupos Benta Ngo, Símbolo da Paz, Grupo Vermelho e Vatekolo vo Hamba, que receberam um valor simbólico de 250 mil Kwanzas, para acudir os gastos com a preparação.

O Carnaval de 2021, no qual participaram 11 grupos, foi conquistado pelo Grupo Vermelho, do município do Cuanhama, na Classe de adultos, enquanto os Candengues da Paz, de Ombadja, triunfaram no infantil.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura