Política

Académico realça dimensão política do fundador da nação

Mazarino da Cunha

Jornalista

O docente universitário João Pinto enalteceu a figura do primeiro Presidente da República, António Agostinho Neto, como um líder visionário que soube interpretar, fielmente, os anseios do povo.

24/09/2023  Última atualização 10H00
Docente universitário João Pinto fala sobre legado de Neto © Fotografia por: Edições Novembro

Ao falar para jornalistas, sexta-feira, à margem de uma palestra organizada pelo Comité Municipal de Luanda do MPLA, onde foi convidado a abordar sobre a vida e obra de António Agostinho Neto, João Pinto disse que a liberdade que hoje os angolanos desfrutam foi erguida no pensamento político do líder fundador da  nação, António Agostinho Neto.

O pensamento de Neto, continuou, ainda que fosse encarado numa perspectiva monolítica, ele é transversal e adaptado para a actual República de Angola, que é hoje um Estado Democrático e de Direito, onde o cidadão reivindica os seus direitos consagrados na Constituição.

João Pinto sublinhou que mais do que a resolução dos problemas que afectam o povo, Angola está numa fase em que o cidadão é partícipe, ouvido, consultado e contribui para uma boa governação, em prol do de- senvolvimento social, económico e cultural. O académico e político acrescentou que a visão monolítica de Neto, apesar de ter uma perspectiva de Partido-Estado, deu não só herança à primeira República de Angola, como também supera aspectos sobre igualdade racial e o princípio de solidariedade da continuação da luta pela independência na Namíbia, África do Sul e Zimbabwe.

De acordo com o académico, Neto era um homem de carácter e visão transversal, um defensor do nacionalismo não étnico, tribal ou racial, ao contrário de muitos líderes da época, ou até mesmo do período actual que nas suas mensagens transmitem "parcialidade”.

Relativamente à dimensão académica e humana de Neto, João Pinto referiu que os jovens devem procurar conhecer sobre o perfil de António Agostinho Neto, enquanto estudante brilhante e dedicado e com valores intransigentes da unidade, da independência e em não ceder perante o colonialismo.

A palestra sobre Vida e Obra de Neto decorreu no anfiteatro Afonso Van-Dúnem "Mbinda”, da Fundação Sagrada Esperança, e enquadrada nas comemorações do Dia 17 de Setembro, consagrado ao Herói Nacional.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política