Sociedade

Academias são orientadas a aumentar a investigação

Mário Clemente

Jornalista

O país tem 100 instituições do Ensino Superior, das quais 31 públicas e 69 privadas, mas nem todas realizam trabalhos de investigação.

01/06/2023  Última atualização 08H30
Eugénio da Silva defende a promoção da investigação © Fotografia por: | Edições Novembro

A informação foi tornada pública, ontem, em Luanda, pelo secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Silva, que defende o reforço de acções para que as academias apostem mais em trabalhos de investigação.

Eugénio Silva, que falava em conferência de imprensa nas instalações da Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP), fez a aprentação de  um projecto para o desenvolvimento do ensino em Angola, bem como incentivar a pesquisa, o empreendedorismo académico e, com isso, promover a inclusão social.  

O projecto é promovido pela Associação Estudante Carneiro, que começará por realizar uma gala de premiação no sector da Educação, denominada "Angola Education Awards”, no dia 22 de Setembro.

O "Angola Education Awards” é uma parceria com a Associação dos Estudantes das Universidades Privadas de Angola (AEUPA) e a Dreames.ao, com o objectivo de identificar e reconhecer instituições do Ensino Superior que se destacam pela qualidade de ensino, pesquisa, extensão e gestão académica.

Pretende-se, também, valorizar e premiar docentes e pesquisadores que se destacam pela excelência académica e acções de responsabilidade social   desenvolvidas por instituições do Ensino Superior.

Constam ainda dos objectivos estabelecer parcerias com organizações e instituições que realizam rankings mundiais de educação, visando o aumento da representatividade das universidades angolanas, bem como oferecer incentivos e reconhecimento aos intervenientes em actividades de pesquisa, extensão e colaboradores interdisciplinares.

O Angola Education Awards, de cariz nacional, será realizado anualmente e conta com as seguintes categorias: Angola Top Students, Cientista do ano/Melhor projecto científico, Melhor associação de estudantes, Melhor centro de formação profissional, startup de educação, portal de educação, ciência e tecnologia, projecto educacional social, universidade/instituto na área das Ciências da Saúde, Engenharia e Sociais.

Estão, também, previstas menções honrosas (personalidades do ano na educação) e mulher na ciência. O prémio pretende  trazer reconhecimento e valorização, estímulo à melhoria da qualidade da educação, promoção da visibilidade e reputação, inspiração para as futuras gerações e promoção da educação como prioridade nacional.

Os vencedores vão ser contemplados com bolsas de estudo e de pesquisa,  fornecimento de recursos e infra-estruturas, viagens para participar em conferências internacionais, laptops e outros dispositivos electrónicos.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade