Os efectivos da Polícia Nacional e membros Militares e Civis da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) participam, em Luanda, desde segunda-feira a 6 de Outubro, numa acção formativa multidimensional de logística denominada "Nguizani Logex".
O país tem 100 instituições do Ensino Superior, das quais 31 públicas e 69 privadas, mas nem todas realizam trabalhos de investigação.
A informação foi tornada pública, ontem, em Luanda, pelo secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Silva, que defende o reforço de acções para que as academias apostem mais em trabalhos de investigação.
Eugénio Silva, que falava em conferência de imprensa nas instalações da Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP), fez a aprentação de um projecto para o desenvolvimento do ensino em Angola, bem como incentivar a pesquisa, o empreendedorismo académico e, com isso, promover a inclusão social.
O projecto é promovido pela Associação Estudante Carneiro, que começará por realizar uma gala de premiação no sector da Educação, denominada "Angola Education Awards”, no dia 22 de Setembro.
O "Angola Education Awards” é uma parceria com a Associação dos Estudantes das Universidades Privadas de Angola (AEUPA) e a Dreames.ao, com o objectivo de identificar e reconhecer instituições do Ensino Superior que se destacam pela qualidade de ensino, pesquisa, extensão e gestão académica.
Pretende-se, também, valorizar e premiar docentes e pesquisadores que se destacam pela excelência académica e acções de responsabilidade social desenvolvidas por instituições do Ensino Superior.
Constam ainda dos objectivos estabelecer parcerias com organizações e instituições que realizam rankings mundiais de educação, visando o aumento da representatividade das universidades angolanas, bem como oferecer incentivos e reconhecimento aos intervenientes em actividades de pesquisa, extensão e colaboradores interdisciplinares.
O Angola Education Awards, de cariz nacional, será realizado anualmente e conta com as seguintes categorias: Angola Top Students, Cientista do ano/Melhor projecto científico, Melhor associação de estudantes, Melhor centro de formação profissional, startup de educação, portal de educação, ciência e tecnologia, projecto educacional social, universidade/instituto na área das Ciências da Saúde, Engenharia e Sociais.
Estão, também, previstas menções honrosas (personalidades do ano na educação) e mulher na ciência. O prémio pretende trazer reconhecimento e valorização, estímulo à melhoria da qualidade da educação, promoção da visibilidade e reputação, inspiração para as futuras gerações e promoção da educação como prioridade nacional.
Os vencedores vão ser contemplados com bolsas de estudo e de pesquisa, fornecimento de recursos e infra-estruturas, viagens para participar em conferências internacionais, laptops e outros dispositivos electrónicos.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs funcionários e colaboradores da Edições Novembro participaram, esta quarta-feira, numa palestra sobre prevenção do suicídio no ambiente de trabalho com a psicóloga clínica Alice Conga, no âmbito das celebrações do Setembro Amarelo.
A circulação rodoviária no troço rua Friedrich Engels, está interdita nos dois sentidos, nos cruzamentos das ruas do 1.º congresso e do Quiban, no distrito da Ingombota, devido à reparação de um tubo com diâmetro nominal de 150 milímetros, soube, hoje, o JA Online.
O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, realiza, neste momento, visita às várias obras de acesso ao Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado na zona de Bom Jesus, em Luanda.
Os efectivos da Polícia Nacional e membros Militares e Civis da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) participam, em Luanda, desde segunda-feira a 6 de Outubro, numa acção formativa multidimensional de logística denominada "Nguizani Logex".
Angola reiterou, terça-feira, em Nova Iorque, o compromisso com a abolição das armas nucleares, através do envolvimento do país em fóruns regionais e internacionais, bem como mediante a plena implementação do Tratado de Pelindaba.
A actriz afro-americana, Viola Davis, é a mais nova membro do Conselho Consultivo Presidencial sobre o Envolvimento da Diáspora Africana dos Estados Unidos da América, anunciou, terça-feira, o Chefe de Estado daquele país, Joe Biden.