A Embaixada de Angola na Côte d’Ivoire organizou, esta terça-feira, em Abidjam, uma cerimónia de celebração alusiva ao Dia do Herói Nacional e primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, que se assinala hoje, 17 de Setembro.
Os directores da Academia Diplomática Venâncio de Moura, Marcos Barrica, e o do Gabinete de Estudos e Análises Estratégicas do Ministério das Relações Exteriores, Matias Pires, foram recebidos em audiência, esta segunda-feira, em Havana, por membros de Direcção do Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI) "Raul Roa Garcia" de Cuba.
A Academia Diplomática “Venâncio de Moura” (ADVM) pretende, por meio do Programa de Treinamento denominado "Diplomatas para o Futuro”, capacitar quadros angolanos capazes de actuar em organizações internacionais, afirmou, sexta-feira, em Luanda, a directora-geral adjunta da instituição, Cláudia Baptista.
De acordo com Cláudia Baptista, o foco não é apenas a diplomacia em termos clássicos, para trabalhar em organizações internas, mas também capacitar quadros de diferentes áreas que possam obter ferramentas internacionais para no futuro aspirar a carreiras internacionais.
Durante os três meses de formação, informou, serão abordadas questões de natureza política, social e, principalmente, económica.
"Pretendemos, nesta formação, trazer um pendor económico significativo, porque identificamos que os currículos de relações internacionais tendem a focar um pouco mais para questões políticas e geopolíticas", disse a responsável, considerando, igualmente, o estágio em que o país se encontra para a diversificação da economia.
Cláudia Baptista lamentou, na ocasião, o défice de presença de quadros angolanos nos organismos internacionais, argumentando que a capacitação dos mesmos está na base deste problema.
Relativamente ao número de inscritos, avançou que o Programa de Treinamento conta com mais de 100 participantes, que futuramente serão inseridos nos sectores Políticos, Sociais e Económicos a nível das instituições globais.
"O público-alvo são estudantes que tenham terminado o ensino médio e que possam interessar-se por matérias internacionais, estudantes formados em Relações Internacionais e Ciências Sociais e Humanas, de um modo geral", acrescentou.
Por seu turno, o embaixador Matias Pires, que dissertou sobre a "A Emergência dos BRICS e o seu Impacto na Balança de Poderes do Sistema Internacional", referiu que a balança de poderes e o sistema internacional são requisitos importantes da temática, relacionados com a comparação de poder, peso ou influência dos Estados, uns dos outros.
Na dissertação, revelou também que os países que compõem os BRICS possuem metade da população mundial e controlam 80 por cento da produção de petróleo e gás no mundo.
Sobre o Sistema Internacional, Matias Pires citou que é um conjunto de unidades políticas, apontando, igualmente, três sistemas, nomeadamente, o Sistema Unipolar, Sistema Bipolar e o Sistema Difuso.
O Programa de Treinamento "Diplomatas para o Futuro" visa proporcionar aos participantes um ambiente dinâmico, prático e uma visão multifacetada sobre as relações internacionais, diplomacia, política externa e processos de tomada de decisão.
O TDF vai proporcionar ainda, melhor compreensão do mundo das relações internacionais e da diplomacia, criando capacidades e habilidades de transformação e de resposta às questões locais e globais.
Para os dois melhores participantes na formação intensiva, a instituição académica vai oferecer oportunidades de estágios na Academia Diplomática, Ministério das Relações Exteriores, Missões Diplomáticas ou organizações parceiras.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, foi homenageado, esta terça-feira, com a deposição de uma coroa de flores no sarcófago do fundador da Nação, pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Francisco Furtado.
Os directores da Academia Diplomática Venâncio de Moura, Marcos Barrica, e o do Gabinete de Estudos e Análises Estratégicas do Ministério das Relações Exteriores, Matias Pires, foram recebidos em audiência, esta segunda-feira, em Havana, por membros de Direcção do Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI) "Raul Roa Garcia" de Cuba.
Pelo menos 25 crianças morreram e dezenas ficaram feridas num acidente com um autocarro que transportava fiéis muçulmanos que celebravam o nascimento do profeta Maomé no norte da Nigéria, informou hoje um responsável pela segurança rodoviária.
O bilionário e co-fundador da Microsoft, Bill Gates, defendeu, hoje que os países mais ricos devem aumentar a ajuda as nações africanas, destacando que, "num mundo justo", estes países deviam ver a sua dívida perdoada.