Cultura

Academia Angolana de Letras felicita escritor Pepetela

O Conselho de Administração da Academia Angolana de Letras felicitou neste sábado (22), o escritor Artur Pestana dos Santos "Pepetela", pelo título de Doutor Honoris Causa, atribuído por unanimidade e aclamação, pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro

22/05/2021  Última atualização 13H56
© Fotografia por: DR

Para Academia Angolana de Letras, o reconhecimento é, sobretudo, pela sua trajectória nos mais de 50 anos ao serviço da Literatura e da intelectualidade angolana, dedicação à promoção da Língua Portuguesa pelo mundo.

"Pepetela é um dos escritores angolanos mais estudados no Brasil e no mundo. Consideramos justíssima a atribuição do título pela renomada instituição universitária brasileira", refere a Academia de Letras em comunicado.

O Conselho de Administração da Academia Angolana de Letras congratula-se com a atribuição da distinção, notando que o conjunto da sua obra valeu ao académico Pepetela o reconhecimento nacional e internacional, com a conquista de diversos prémios literários.

O Conselho de Administração da Academia Angolana de Letras felicita o Académico Pepetela, augurando que este título seja uma porta que se abre à valorização, cada vez maior, da Intelectualidade angolana", lê-se no comunicado.

O Professor e escritor Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos "Pepetela”, é membro fundador da Academia Angolana de Letras e Presidente da Mesa da Assembleia Geral.

Prémios 

Entre os prémios que o escritor Pepetela conquistou em Angola destacam-se: o Prémio Nacional de Literatura (1981) e o Prémio Nacional de Cultura e Artes (2002), em Portugal, com o Prémio Camões (1997), e no Brasil, com o Prémio Especial dos Críticos Literários de São e Paulo (1993).

Pepetela venceu também os Prémios Internacional da Associação de Escritores Galegos (2007) e o Prince Claus da Holanda (1993), atribuídos a pessoas e a organizações pelas suas notáveis realizações nos campos da Cultura, do desenvolvimento social, da Literatura e das Letras.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura