Política

Abuja acolhe Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comissão do Golfo da Guiné

A capital federal da Nigéria, Abuja, acolhe no próximo dia 13 do corrente, por videoconferência, a 5ª Sessão Ordinária da Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comissão do Golfo da Guiné com um olhar mais profundo sobre a sua importância Geoestratégico em África.

04/10/2022  Última atualização 20H59
© Fotografia por: DR

Para dar corpo à Cimeira que vai dedicar particular atenção à estabilidade política e económica do Golfo da Guiné, peritos dos países membros que integram a Comissão, iniciam nesta quarta-feira, as reuniões preparatórias de especialidades.

 

Na agenda vão estar em discussão do Relatório da 11ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros realizado em Abuja a 20 de Novembro de 2019 e a reavaliação do grau de cumprimento das actividades planificadas.

 

A Comissão de Peritos vai actualizar o Plano de Acção para o período 2022/23, a situação das contribuições dos Estados Membros que estão com um pendente financeiro avaliado em mais de Usd 25 Milhões, propostas de orçamento e o fim de mandato do actual Comité Executivo da Comissão do Golfo da Guiné e a eleição de um novo Comité Executivo.

 

 

Na sexta-feira, começa a reunião do Conselho de Ministros da Comissão do Golfo da Guiné, para ao seu nível, reavaliar os relatórios da Comissão de Peritos a submeter à Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo.

 

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, é esperado nesta quinta-feira, em Abuja, Nigéria, para participar da reunião do Conselho de Ministros da CGG.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política