Reportagem

Abu Dhabi, das dunas da sustentabilidade à arquitectura que desafia a gravidade

Nilza Massango

Uma mais linda que a outra! Esta frase descreve literalmente o encanto de duas cidades que transformaram o conceito arquitectónico e alteraram a métrica da engenharia civil.

28/01/2023  Última atualização 11H47
© Fotografia por: Paulo Mulaza | Edições Novembro

Isto explica porque se fala tanto da conhecida cidade do Dubai, que, cada vez mais, atrai e se converte no destino de muitos angolanos, com motivos vários, dentre os quais o interesse na formação, turismo e negócios.  Nesta linha de atracção, Abu Dhabi, a capital dos Emirates Árabes Unidos (EAU), que acolheu a "Semana de Sustentabilidade 2023”, não fica para trás. 

Encaixada entre o Golfo Pérsico e o infindável deserto Rub Al-Khali, comummente traduzido como "Bairro Vazio”, e considerado o segundo maior deserto do mundo, depois do Saara, Abu Dhabi "move-se nas dunas da sustentabilidade, inovação e uma arquitectura que desafia a gravidade”. É simplesmente bela! Deixa transparecer o tom ecológico e inovador. As duas cumprem papéis diferentes, enquanto Dubai é mais económica, Abu Dhabi está virada para o campo político-administrativo.

Os Emirados Árabes Unidos são compostos por sete estados ou emirados, destes, apenas só dois são "cosmopolitas”, e despertam atenção, talvez pela ligação comercial com o mundo. Angola mantém, também, uma relação político-diplomática com os Emirados, tendo localizada a sua Embaixada em Abu Dhabi, desde 2008.  Esta relação, com maior inclinação para a cooperação económica, é suportada por voos  directos de Luanda- Dubai. Não há ligação aérea com Abu Dhabi. Para lá se chegar, o interessado deve seguir o percurso aéreo”Luanda- Qatar” (cerca de sete horas) e "Qatar - Abu Dhabi”(quase uma hora de viagem). Também é possível chegar ao mesmo destino, por via da opção "Luanda-Dubai”, e, a partir desta, seguir de autocarro até Abu Dhabi, numa viagem de cerca de 40 minutos.

Os Emirados acolhem cerca de 200 angolanos, na sua maioria estudantes, quase todos estão concentrados no Dubai, apenas, somente três residem em Abu Dhabi, segundo o cônsul geral de Angola no Dubai, André Morgado.

O angolano Nelson Castro reside nos EAU desde Dezembro de 2010.  Actualmente, vive na cidade do Dubai, quando chegou aos Emirados, instalou-se, durante um ano, em Abu Dhabi. Neste momento, é proprietário da empresa de corretagem comercial que presta apoio a investidores. Esta condição concedeu-lhe um lugar na Semana de Sustentabilidade de Abu Dhabi.

O empresário angolano, casado e pai de dois filhos, contou à reportagem do Jornal de Angola, que nos EAU há qualidade de vida, tendo, como país, várias oportunidades de intercâmbio comercial. Os cidadãos estrangeiros residentes têm uma boa assistência, em termos de segurança.

Fazendo uma comparação entre as duas cidades, Dubai e Abu Dhabi, olhando, também, para o que elas têm de melhor, Nelson frisou que "adora os dois Emirados”, sendo Abu Dhabi, a capital, mais indicada para família, e Dubai, mais indicada para negócios, por razões óbvias. No Dubai, cidade onde tudo pode acontecer, tudo é, pois, muito mais dinâmico, a vida é feita a um ritmo bastante acelerado.

"Abu Dhabi é tudo mais calmo, uma cidade projectada para viver em família, e onde a vida é um pouco mais cara, em relação a Dubai, que é, em si, uma cidade preparada para o turismo e negócios”, conta o angolano. "É mais moderno e menos conservador. Investe-se muito na imobiliária e turismo. Acredito que se quer tudo do melhor, para atrair a comunidade internacional”, realçou.

Para Nelson, Abu Dhabi é mais tradicional e conservadora, apesar de apostar no desporto, contando, actualmente, com pistas de fórmula 1, que acolhem, todos os anos, as maiores provas da modalidade. No ano passado, refere, foi lançado o projecto de trazer um jogo anual da NBA (National Basketball Association), a emblemática liga de basquebol dos Estados Unidos da América que conquistou o mundo com estrelas como Michael Jordan e Magic Johnson.

Nesses dias de inverno, em que o sol intenso também dá o ar de sua graça, Abu Dhabi dorme e desperta calmamente, sempre com um trânsito automóvel fluído e organizado. Via-se uma ou outra pessoa a circular.

As ruas, limpas, ficavam quase desertas, com pouco senão mesmo sem movimento de pessoas. Pelo menos, foi assim durante todo o tempo em que a equipa do Jornal de Angola esteve em Abu Dhabi. Na zona em que decorreu a "Semana de Sustentabilidade 2023”, no Centro Nacional de Exposições, entre as zonas do Novo Hotel Al Bustan, onde ficou hospedada a imprensa angolana. No Palace Hotel, o restaurante Al-Ulya, do português Rui, recebe, com as suas opções gastronómicas, turistas angolanos, brasileiros e de outras nacionalidades que procuram pratos que se aproximem aos das suas culturas.

Para variar, na cidade, ou seja, nos lugares públicos como restaurantes, cafés e shoppings não é permitido o consumo de bebidas alcoólicas. É expressamente proibido. Apenas em lugares bem afastados da cidade, como no "Olá”, restaurante que está localizado fora da cidade, cujo alcance é feito a quase uma hora de carro.

Facto que chamou atenção da nossa reportagem, é que, até à meia noite, ou madrugada em diante, nos deparávamos com residências com portões abertos, além de outros cenários que justificavam, claramente, porque a Abu Dhabi foi considerada a cidade mais segura do mundo durante quatro anos consecutivos pelo site de dados globais Numbeo.

Com ou sem movimento, a cidade impõem-se com a imponência dos edifícios construídos com arranjos do melhor que há da arquitectura contemporânea, tornando-a ainda mais atraente. Entre estes desponta o gigantesco Emirados Palace ou o chamado Palace Hotel, um lugar extraordinariamente bonito, que atrai atenção de quem cruza com a sua presença.

Por fora, é um verdadeiro encanto, um verdadeiro palácio real que se tornou num hotel luxuoso e caríssimo. Para se ter uma ideia, o edifício está envolto num largo espaço, de tal sorte que se leva uma "eternidade”para se alcançar o hotel, a contar do portão do quintal.

Durante essa curta caminhada, pode-se apreciar os grandes jardins, as piscinas e outras atracções que o Palácio oferece. É digno de tomar um registo para eternidade. Aliás poucos não são os turistas a levar o hotel para casa através de fotos. Eram muitos "Uauuus” a não resistir a beleza única do lugar.

Localizado nas margens do Golfo Pérsico, com vista para sua própria baía natural privativa, conta-se que o Emirates Palace Abu Dhabi está localizado numa extensão de 1,3 quilómetros de praia privativa. Corre à boca do mundo que os quartos têm banheiros de mármore.

Disso, dúvidas não há, a julgar que a decoração interior é feita de mosaicos... de prata, ouro e vidro, algo que evoca a rica história de hospitalidade da Arábia, desde que existem como civilização.

Em Abu Dhabi, fala-se do edifício Capital Gate, com uma inclinação de 18° e 160 m (524 pés) de altura, cinco vezes mais inclinado que o ângulo da Torre Inclinada de Pisa, na Itália, e é conhecida como a "Torre Inclinada do Médio Oriente”.

À detalhe da inclinação arrepiantes, junta-se o envolvimento exterior todo vidrado. De longe, é uma imagem que a todos chama atenção e impressiona pela arquitectura disruptiva, de verdadeira "provocação” à gravidade. Mas, parece que naquela cidade, dunas, tecnologias e arquitectura se agigantam numa harmonia de cortar a respiração.

O Centro Nacional de Exposições de Abu Dhabi (ADNEC), localizado na Rua Al Khaleej Al Arabi - Al Rawdah Capital Center, é prova dessa harmonia. É, por isso mesmo, considerado um local de classe mundial para eventos extraordinários. O espaço é grande, com dois andares, vários compartimentos, entradas, acessos e muitas salas de conferência.


Origem do nome

O nome Abu Dhabi significa "pai” e "gazela” na língua árabe. Segundo pesquisas, provavelmente deriva das gazelas que pairavam na região, juntamente com um conto folclórico envolvendo o "Pai da Gazela”, Shakhbout bin Dhiyab al Nahyan, cujo grupo de caça rastreou uma gazela até certa nascente, onde a cidade foi fundada.

Nos EAU é a maior cidade do país e também a segunda cidade mais populosa depois do Dubai.


Semana da sustentabilidade de Abu Dhabi 2023

Iniciativas ambientais orientadas para melhorar as condições de vida

 
Abu Dhabi, além da grandiosidade arquitectónica, também chamou a si o desafio de inovar na construção de condições ambientais que ofereçam à humanidade melhor qualidade de vida. Assim, lançou a cimeira sobre Desenvolvimento Sustentável, que conta, desde a primeira edição, com a participação de vários líderes mundiais e decorre a par da Semana de Sustentabilidade de Abu Dhabi. Desta vez, realizou-se de 14 a 19 deste mês, sob o lema "Unidos para uma acção climática, rumo à COP28”.

O Presidente da República, João Lourenço, participou do evento pela segunda vez. A primeira foi em Janeiro de 2019.

 

Semana de Sustentabilidade

A Semana da Sustentabilidade de Abu Dhabi 2023, a ADSW, que arrancou num sábado, com a realização de vários eventos, dentre eles, a Assembleia-Geral da IRENA, em que Angola participou como membro activo da Organização Internacional de Energias Renováveis.

A cerimónia de abertura foi honrada com a entrega dos Prémios Zayed de Sustentabilidade e o início da Cimeira ADSW. Este ano, sob o lema: "Unidos para Acção Climática Rumo à COP28”, a Semana da Sustentabilidade definiu, na agenda, acção climática inclusiva.

Os eventos decorreram no Centro Nacional de Exposições de Abu Dhabi (Adnec) e contaram com a presença de cerca de quatro mil delegações internacionais, líderes mundiais, formuladores de políticas seniores, empresários, cientistas e académicos.

Realizada, anualmente, em Janeiro, a Semana da Sustentabilidade de Abu Dhabi tem uma série de eventos adaptados à agenda mundial de sustentabilidade.


Aposta no hidrogénio verde

A Semana da Sustentabilidade de Abu Dhabi (ADSW 2023) incluiu, pela primeira vez, uma Cimeira do Hidrogénio Verde, organizada pela empresa especializada de Masdar, que destaca o seu potencial para descarbonizar indústrias-chave, ajudando países a alcançar o objectivo líquido zero.

A ADSW 2023 envolveu a juventude na acção climática, com a plataforma Youth for Sustainability (Ju-ventude para a Sustentabilidade), que detém o Y4S Hub, com o objectivo de atrair três mil jovens.

O evento contou ainda com o fórum anual da plataforma Mulheres em Sustentabilidade, Meio Ambiente e Energia Renovável da Masdar (WiSER), dando às mulheres mais voz no debate sobre sustentabilidade.

Como nos anos anteriores, a ADSW 2023 também contou com eventos liderados por parceiros e oportunidades de engajamento internacional, com tópicos relacionados à sustentabilidade, incluindo a Assembleia-Geral da IRENA (Agência Internacional de Energia Renovável), o Fórum de Energia do Conselho Atlântico, o Fórum de Abu Dhabi de Finanças Sustentáveis e a Cimeira Mundial de Energia do Futuro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Reportagem