Economia

Abre hoje “Jornada do Trabalhador Mineiro”

Waldina de Lassalete

Jornalista

As jornadas alusivas ao “Dia do Trabalhador Mineiro” abrem hoje, em Luanda, com a leitura da mensagem do ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás dirigida aos funcionários do sector.

15/04/2024  Última atualização 07H37
Projecto Somiluana deve inaugurar a central de escolha © Fotografia por: DR

Ao que soube o Jornal de Angola, da programação enviada à Redacção, para hoje, ainda, está previsto a abordagem sobre a "História de Liderança do Sector Mineiro”.

Durante os 13 dias de actividade (15 a 27), as jornadas alusivas ao "Dia do Trabalhador Mineiro” vão dividir-se entre Luanda, Huambo e as Lundas (Norte e Sul).

O workshop sobre o Ouro realiza-se na quinta-feira, na província do Huambo, enquanto na próxima semana, propriamente terça-feira, as caravanas dirigem-se rumo ao Leste, para na Lunda-Norte visitarem o projecto de Somiluana.

O projecto Somiluana, no município de Lucapa, província da Lunda-Norte, prevê, este ano, produzir cerca de 12 mil quilates de diamantes/mês, metas que podem contribuir para o aumento da produção do mineral estratégico no país.

Este projecto mineiro vai, agora, ver inaugurada a respectiva central de escolha, no quadro das jornadas técnicas do "Dia do Trabalhador Mineiro”. O empreendimento vai gerar 762 empregos.

A jornada comemorativa do 27 de Abril, cita a Angop, prevê ainda a inauguração do projecto de exploração de Fosfato de Cácata, na província de Cabinda, com uma área de 85 quilómetros quadrados de concessão.

O fosfato será explorado num período de 10 anos susceptível de ser prorrogado.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia