Mundo

Abidjan quer retomar relações com Bamaco

A Côte d’Ivoire anunciou, domingo, que quer retomar relações normais com o Mali após o regresso, sábado, à noite, de 46 dos seus soldados que tinham estado detidos em território maliano durante quase seis meses. Segundo site Notícias ao Minuto, os soldados, detidos a 10 de Julho de 2022, acusados de serem "mercenários" pelo Mali e condenados a 20 anos de prisão, regressaram no dia seguinte por ter sido concedido um perdão.

09/01/2023  Última atualização 10H25
Presidente A. Ouattara © Fotografia por: DR

Os soldados, vestidos com uniformes militares, saíram um a um brandindo uma pequena bandeira da Côte d’Ivoire, e foram recebidos fora do avião pelo Presidente, Alassane Ouattara. Seguiu-se imediatamente uma cerimónia na presença dos soldados, das famílias e das mais altas autoridades do Estado e do Exército, durante a qual Alassane Ouattara disse que queria "retomar relações normais" com o Mali.

"Obviamente, agora que esta crise já passou, seremos capazes de retomar relações normais com o país- irmão do Mali, que precisa de nós e que nós também precisamos", afirmou. A libertação dos soldados tinha sido exigida desde o início pela Côte d’Ivoire, que, juntamente com as Nações Unidas, disse que iria ajudar a garantir a segurança ao contingente alemão de forças de manutenção da paz no Mali, atingido pela violência.

O caso causou uma grande tensão entre dois países vizinhos com relações já complicadas: o Mali tinha acusado a Côte d’Ivoire de ter incitado os seus parceiros da África Ocidental a endurecer as sanções contra os autores militares de dois golpes de Estado, em Agosto de 2020 e Maio de 2021, sanções essas finalmente levantadas em Julho.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo