Política

Abertura de furos de água abrange quatro províncias do país

Geraldo Quiala e Isaque Lourenço | Nagoya

As províncias da Huíla, Cunene, Cuando Cubango e Namibe, por serem as mais afectadas pela seca, estão inseridas no Memorando de Entendimento assinado, terça-feira, em Nagoya (Japão), que consiste na abertura de furos de água, com o recurso às energias renováveis.

15/03/2023  Última atualização 08H37
Ministro João Baptista Borges assinou o instrumento de cooperação com a Toyota Tsusho © Fotografia por: Kindala Manuel | Edições Novembro | Tóquio

João Baptista Borges, o ministro da Energia e Águas, rubricou o instrumento de cooperação com a Toyota Tsusho Corporation, testemunhado pelo Chefe de Estado, João Lourenço, e pelo presidente da multinacional japonesa, Ichiro Kashitani.

"E os próximos passos serão, então, com a equipa da Toyota Tsusho em Angola definirmos as localidades exactas das províncias e, depois, o número de furos que vão ser construídos”, informou o governante, que integra a delegação presidencial nesta visita ao gigante económico asiático e mundial.

O ministro da Energia e Águas explicou as etapas de implementação deste memorando que consiste na abertura de furos de água, com recurso às energias renováveis e esclareceu as razões da escolha. Para João Baptista Borges, não há dúvidas de que a iniciativa vai ser implementada nas províncias da Huíla, Cunene, Namibe e Cuando Cubango, por serem as mais afectadas pela seca.

"A região sul, portanto, envolvendo Cunene, Namibe, Huíla e Cuando Cu-bango, é, de facto, aquela onde nós enfrentamos as maiores dificuldades no abastecimento de água, principalmente quando estamos a viver estiagens prolongadas. Como sabemos, é cíclico”, argumentou.

O ministro da Energia e Águas anunciou, igualmente, os próximos passos que serão dados com a equipa da Toyota Tsusho em Angola para a definição das localizações exactas nessas províncias, bem como a determinação do número de furos a serem operacionalizados. "Queria, também, referir que a solução da construção de furos complementa aquilo que é a construção de obras de maior envergadura que nós temos estado a realizar no Cunene, na medida em que, com a dispersão populacional que nós temos, precisamos, de facto, combinar as soluções mais simples, como os furos com as outras soluções mais estruturantes", acrescentou João Baptista Borges à imprensa.

Na mesma ocasião e ainda na manhã de ontem, foi assinado um memorando na área dos Transportes, para a criação de instalações para o fornecimento de energia renovável e sistemas de abastecimento de água à zona franca da Barra do Dande.

Também, ontem de manhã, em Nagoya, o Presidente da República, João Lourenço, deslocou-se a uma das maiores montadoras de veículos do mundo, a Toyota, antes de seguir para Quioto, terceira e última etapa da sua visita oficial ao Japão, onde deverá cumprir, nesta quarta-feira, uma agenda essencialmente cultural.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política