Os efectivos da Polícia Nacional e membros Militares e Civis da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) participam, em Luanda, desde segunda-feira a 6 de Outubro, numa acção formativa multidimensional de logística denominada "Nguizani Logex".
O Ministério do Ambiente promove, desde a semana passada, um programa de recolha de contribuições sobre as formas de prevenção e combate às queimadas, que se têm estado a registar em várias províncias.
Os dados foram tornados públicos, segunda-feira, em Luanda, pela secretária de Estado para a Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável.
Paula Coelho, que falava à margem da Feria Ecológica, em alusão ao Dia Mundial do Ambiente, assinalado ontem, disse que, depois de recepcionadas, as propostas serão submetidas ao Executivo.
A secretária de Estado para a Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável acrescentou que, depois da aprovação final das contribuições, vai se entrar na fase de sensibilização no sentido de se evitar as queimadas e pautar-se pelo uso correcto da terra.
A governante explicou que, na semana passada, foi feito um levantamento a nível nacional, com o apoio do governo da Austrália e do Fundo Verde para o Clima, com o qual se constatou que o país está a perder muitos solos aráveis devido às queimadas.
Sobre a Feira Ecológica, Paula Coelho disse ter gostado das exposições dos alunos de escolas do ensino médio na capital do país, acrescentando que, de forma gradual, os jovens estão a compreender a necessidade de se preservar o meio ambiente, para a sobrevivência do ser humano.
Segundo Paula Coelho, um dos principais instrumentos de fiscalização e regulação do meio ambiente é a estratégia nacional de educação e consciencialização ambiental, onde o pilar fundamental é cidadão.
"Elogiamos as escolas que participaram na Feira Ecológica e apelamos que continuem a ensinar os adolescentes, jovens e a população em geral no sentido de cuidarem dos recursos naturais e preservarem tudo aquilo que a natureza nos oferecemos”, realçou a secretária de Estado para a Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável.
Ministra da Educação defende protecção da fauna e da flora
Ao presidir ao acto central do Dia Mundial do Ambiente, em representação da Vice-Presidente da República, a ministra da Educação, Luísa Grilo, disse que as mudanças climáticas que assolam o mundo resultam da forma inamistosa como as pessoas se relacionam com o ambiente, o que representa um sério risco para a sobrevivência das espécies na terra e nos oceanos.
Luísa Grilo acrescentou que, para salvaguardar o meio ambiente, é indispensável a participação consciente de todos, pois o planeta é o único lar que garante a vida e o desenvolvimento humano.
"Daí ser urgente a adopção de novos comportamentos que sejam amigos do ambiente e que por via destes se estabeleça uma relação de perfeita harmonia entre o homem e a natureza”.
Segundo a ministra da Educação, os projectos apresentados na Feira Ecológica pelas escolas, centros de investigação e associações ambientais são resultados das acções de Educação Ambiental, que têm sido realizadas, demostrando, assim, o quão decisiva é a educação para a tomada de consciência e actuação em relação ao ambiente.
Durante a Feira Ecológica foram premiadas três escolas que apresentaram projectos inovadores sobre a recolha, tratamento e protecção do ambiente no geral e nos oceanos, em particular. Das instituições constam o Instituto Politécnico Industrial de Luanda (IMPIL), que saiu em terceiro lugar, a Escola de Saúde Castelo, tendo ficado em segundo lugar, e em primeiro o Instituto de Telecomunicações de Luanda (ITEL).
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs funcionários e colaboradores da Edições Novembro participaram, esta quarta-feira, numa palestra sobre prevenção do suicídio no ambiente de trabalho com a psicóloga clínica Alice Conga, no âmbito das celebrações do Setembro Amarelo.
A circulação rodoviária no troço rua Friedrich Engels, está interdita nos dois sentidos, nos cruzamentos das ruas do 1.º congresso e do Quiban, no distrito da Ingombota, devido à reparação de um tubo com diâmetro nominal de 150 milímetros, soube, hoje, o JA Online.
O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, realiza, neste momento, visita às várias obras de acesso ao Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado na zona de Bom Jesus, em Luanda.
Os efectivos da Polícia Nacional e membros Militares e Civis da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) participam, em Luanda, desde segunda-feira a 6 de Outubro, numa acção formativa multidimensional de logística denominada "Nguizani Logex".
Angola reiterou, terça-feira, em Nova Iorque, o compromisso com a abolição das armas nucleares, através do envolvimento do país em fóruns regionais e internacionais, bem como mediante a plena implementação do Tratado de Pelindaba.
A actriz afro-americana, Viola Davis, é a mais nova membro do Conselho Consultivo Presidencial sobre o Envolvimento da Diáspora Africana dos Estados Unidos da América, anunciou, terça-feira, o Chefe de Estado daquele país, Joe Biden.