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Aberta em Benguela 2ª edição do curso de mestrado em Metodologia do Ensino Primário

Arão Martins / Benguela

Jornalista

O Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Benguela, procedeu, esta quinta-feira, à abertura da 2ª edição do curso de mestrado em metodologia do Ensino Primário, enquadrado no Plano Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente (PNFGPD).

16/02/2023  Última atualização 17H24
© Fotografia por: Arão Martins
A vice-governadora provincial de Benguela para o sector Político, Social e Económico, Lídia Amaro, reiterou, na ocasião, o compromisso do executivo, com o bem-estar social das populações, bem como a preparação cabal a nível de melhoria das habilitações e habilidades profissionais, para se responder os desafios actuais e do futuro imposto no exercício das actividades.
Lídia Amaro destacou que o Plano Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente circunscreve-se em primeira instância, nos compromissos assumidos pelo executivo, através dos programas de governo e programa eleitoral, sufragado nas últimas eleições de Agosto do ano passado, liderado pelo Presidente João Lourenço.
A governante afirmou que o mesmo programa enquadra-se, ainda, na melhoria do capital humano, que visa desenvolver o Sistema Nacional de Ensino para permitir que as funções na educação pré-escolar, no ensino primário e secundário sejam desempenhados por professores qualificados, à altura dos desafios do presente e do futuro do país, no geral, e da província de Benguela, em particular, tendo em atenção o desenvolvimento do capital humano, com ênfase na educação, saúde, emprego, empreendedorismo, formação profissional, modernização e expansão das infra-estruturas. 
Disse que é fundamental dar-se respostas plausíveis às várias demandas que importava este segmento de ensino, onde se consubstanciam, ainda, a descontinuidade a nível de formação com a transição massiva dos magistérios primários, para as escolas pedagógicas e Institutos Superiores de Educação, acto que se pretende alcançar o seu ápice até 2027, torna-se urgente e preeminente à formação de quadros para darem respostas a materialização deste desiderato.

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