Os países africanos sairiam muito a ganhar se, de forma bilateral, eventualmente até multilateral, promovessem e priorizassem o uso das respectivas moedas nas transacções entre si para o bem das trocas de bens e serviços, bem como da cooperação económica.
Nos Estados Unidos, muitas vezes coloca-se a questão sobre qual é a profissão que tem gente que mais mente— a profissão com mais mentirosos. Fiz uma pesquisa da hierarquia das inverdades e notei que os políticos são sempre os primeiros. Depois há os jornalistas e não muito longe os mecânicos e vendedores de viaturas usadas. Continuei com a pesquisa e os mecânicos de viaturas foram aparecendo com frequência.
A segurança no trabalho, fruto da modificação do tecido laboral, dos novos riscos e ameaças que incidem no trabalho, passaram a ser uma prioridade, sobretudo para salvaguardar a integridade física dos intervenientes.
O número de mortes por acidentes de trabalho, no país, diminuiu significativamente, desde o ano passado, passando de cinco para um caso, no primeiro trimestre de 2022, um facto avançado ao Jornal de Angola pela Inspecção Geral do Trabalho (IGT), órgão adstrito ao Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social. Trata-se de uma boa notícia na medida em que as mortes por acidentes de trabalho mancham de alguma maneira os aspectos relacionados com a segurança no trabalho, uma garantia que se espera plena e efectiva em todas as áreas. O facto de o número de casos de morte por acidentes de trabalho registar uma tendência para a diminuição significa que, por um lado, as empresas estão a observar, cada vez mais, a componente securitária e que, por outro, as inspecções estão a actuar com maior incidência. Na verdade, temos de evoluir rapidamente para inviabilizar inclusive os acidentes de trabalho que tornem inválidas numerosas personalidades activas no processo produtivo das empresas, de Cabinda ao Cunene.
A julgar pelas palavras do inspector-geral adjunto da Inspecção Geral do Trabalho para a área de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, a função inspectiva tem jogado um papel mais incisivo, ao levar as empresas a observarem as regras e procedimentos legais para garantir segurança no trabalho.
Na verdade, cabe-nos a todos continuar a encorajar as empresas e aos órgãos afectos da IGT no sentido de, cada uma das entidades, cumprirem rigorosamente com as suas atribuições para que Angola atinja zero mortes por acidentes de trabalho. É possível, mesmo dentro das condições em que opera o nosso mercado de trabalho, sobretudo se, individualmente, as pessoas inseridas em várias actividades adoptarem o lema segundo a qual "a segurança começa comigo".
Em todos os lugares em que as pessoas estejam a exercer o trabalho, preferencialmente digno e decente, haja consciencialização da componente segurança por parte dos intervenientes directos e indirectos.
Desde ao recauchutador na rua ao engenheiro numa multinacional, desde ao vendedor ambulante na rua ao empreiteiro de grande obras, a preocupação de segurança está e deve estar sempre presente, embora a gravidade do risco e perigo aumentarem na proporção directa do regime de actividades. Não pode ser visto como um luxo a ideia de estar seguro no trabalho, mas uma necessidade decorrente da Constituição e demais leis em vigor no país.
Hoje, o sector da prestação de serviços, superando a Construção Civil, representa a maior fatia quando se trata de acidentes de trabalho, ainda segundo as entidades ouvidas pelo Jornal de Angola, facto que espelha bem os riscos de se trabalhar na rua, nas recepções e entregas de correspondência, entre outros.
Ao lado do facto positivo de existir uma baixa significativa dos números de acidentes de trabalho com incidência em mortes, devemos continuar a apostar, cada vez mais, nas duas componentes importantes: incentivar as empresas e reforçar as inspecções. Com estas duas variáveis será possível registarmos, de forma contínua até à meta de zero mortes por acidentes de trabalho, melhorias consecutivas neste quesito ligado à segurança no trabalho.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginQualquer partido ou político que não penetra no mais absoluto âmago do Marketing político ou eleitoral, não domina, nem os aplica, vai ser, “tarde ou cedo”, derrotado do “tapete político” no primeiro round, recebendo um K.O. e experimentando dores intermináveis. Portanto abdicar destas ferramentas (Marketing Político e Eleitoral) constitui um desacerto de estratégia política. Mas conhecê-laspressupõe estudá-las enquanto conhecimento científico.
A comissão do Congresso norte-americano que investiga a invasão do Capitólio, a 6 de Janeiro de 2021, numa tentativa de apoiantes do ex-Presidente de impedir a certificação dos resultados das eleições presidenciais de Novembro de 2020, obteve quarta-feira um dos mais importantes depoimentos de testemunhas e que pode ser decisivo para incriminar Donald Trump.
Começou em Lisboa a grande anferência sobre os oceanos. Tem muita gente. Tem a herança macabra que gerações e gerações de políticos deixaram acontecer a benefício de inventário para as gerações futuras que arriscam assistir à subida dos oceanos, o aquecimento maior e quase o fim da vida.
Estudantes são os frequentadores habituais dos espaços, que têm procurado se adaptar aos novos tempos com projectos regulares e a formação contínua dos quadros especializados. Diana Luhuma defende o papel das bibliotecas nas comunidades, não obstante o avanço das tecnologias, considerando que nem toda a informação está disponível na Internet e nem todos têm acesso a esta ferramenta tecnológica.
A deputada do Grupo Parlamentar da UNITA, Mihaela Webba, justificou o voto contra para agenda de quinta-feira próxima, por não ter sido inserida antes da ordem do dia da reunião, a proposta de um debate sobre as instituições de controlo, em particular do Tribunal de Contas e sobre a liberdade de reunião e de manifestação.
O novo director-geral adjunto do Serviço de Migração e Estrangeiro (SME), comissário de migração João Fortunato Machado, e o director do Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais José Serra Van-Dúnem, comissário-chefe Luís da Fonseca Cadete, iniciaram, sexta-feira(1), funções.
A Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT) comunica que continua a trabalhar para apurar as causas da interrupção geral no fornecimento de energia, ocorrida ontem, no Sistema Norte e Sul, informa uma nota da instituição.
O pagamento do Imposto sobre os Veículos Motorizados (IVM) foi prorrogado até o dia 8 de Julho do corrente, sendo a data limite para o pagamento sem multa, anunciou, sexta-feira, a Administração Geral Tributária (AGT).