O actor Avelino Sebastião Viegas, membro do grupo de teatro Etu-Lene, falecido na última quarta-feira, aos 49 anos, no hospital Militar Principal, víitima de doença, vai hoje a enterrar, às 10h00, no Cemitério da Santa Ana, em Luanda.
A exibição do filme “A pressa” do realizador Nguabi Silva, marcou, sexta-feira, em Luanda, a abertura da 4ª edição do Festival Internacional de Curta Metragem (Fesc-Kianda).
O evento, que vai atribuir 25 distinções e certificados de participação ao Melhor filme, realizador, actor, actriz, figurino e fotografia, tem como objectivo incentivar a produção nacional, distribuição e difusão de obras cinematográficas e audiovisuais.
O Fesc-Kianda pretende, igualmente, promover o debate sobre o mercado de distribuição e a exibição cinematográfica nacional, bem como incentivar a sociedade a apreciar e divulgar as obras de cinema e audiovisual na CPLP, incitar o investimento, atrair financiamento, bem como garantir que se faça intercâmbio dentro e fora da comunidade.
Promovido VS Lequeus Audiovisual, o evento vai analisar questões relacionadas com a sétima arte, entre estudantes e profissionais da área.
Segundo a programação, está prevista para hoje, a partir das 17h45, a exibições dos filmes "Eu amo do Youtube” de Rodrigo Sena (Brasil), "Alambamento na minha cultura” de Praia Chandalumbua (Angola) e "Eles” de António Correia "Fofartes” (Angola).
Já foram exibidos no Fesc-Kianda 2023, os filmes "O Imediatismo” de Adilson Famoroso (Angola), "É Nós Aí” de António Correia "Fofartes” (Angola),"A jamaicana” da Cristal Africana (Angola),"O Poder do Perdão” de Nelson dos Santos (Angola), "Fale Agora” de Beto Bezante (Brasil) e"Herói esquecido” realizado pela Casa Rebita (Angola).
Participam no festival, que decorre sob o lema "Cinema como fonte de desenvolvimento”, artistas do Brasil, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau.
São parceiros do Fesc-Kianda a Comissão Administrativa do Município de Luanda, o Instituto Guimarães Rosa (Ex-CCBA) e o Horizonte Njinga Mbande.
A terceira edição realizou-se em Janeiro de 2022 e o homenageado foi o cineasta angolano Nguxi dos Santos.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SENADIAC), enquanto órgão de gestão administrativa do Sistema Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SNDAC) vai apresentar, no próximo dia 21 do mês em curso, no Auditório do Instituto de Fomento Turístico (INFOTUR), em Luanda, o projecto, "Parceiros contra a Pirataria".
Morreu, esta quinta-feira, o actor Avelino Viegas, que deu vida a um dos personagens mais popular do teatro angolano "Kamba Mbinji", na peça o Feiticeiro e o Inteligente", vítima de doença prolongada, confirmou o JA Online.
Os vencedores das 16 categorias em votação no Top Rádio Kianda e o campeão do Prémio Carreira são conhecidos, amanhã, na Gala de Consagração, na Tenda da Baía de Luanda, numa noite onde são esperados mais de 600 pessoas.
A 67.ª sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher (CSW67) discutiu, durante o fim-de-semana, em Nova Iorque, sobre a Educação na era digital para impulsionar a igualdade de género, soube o JA Online, através de uma nota da Organização das Nações Unidas (ONU).
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, trabalha, esta segunda-feira, ( 20), no Dundo , capital da Lunda-Norte , com o objectivo de avaliar o estado das infra-estruturas e a execução das políticos do sector que dirige .
Como forma de assinalar o mês dedicado à mulher decorreu uma palestra no município de Quipungo para ajudar à reflexão sobre o papel e a importância do empoderamento feminino na construção de uma sociedade mais justa, informou hoje a página de Facebook do Governo da Huíla.
Jornalistas quenianos denunciaram, esta segunda-feira, que os protestos contra a inflação, convocados pela oposição, em Nairobi, resultaram na utilização de gás lacrimogéneo por parte da polícia para dispersar os manifestantes.