Cultura

“A pressa” de Nguabi Silva marca abertura do “Fesc-Kianda’2023”

A exibição do filme “A pressa” do realizador Nguabi Silva, marcou, sexta-feira, em Luanda, a abertura da 4ª edição do Festival Internacional de Curta Metragem (Fesc-Kianda).

23/01/2023  Última atualização 10H27
Festival está a proporcionar debates em torno da produção cinematográfica angolana © Fotografia por: DR
O festival, que decorrerá até ao dia 27 do corrente mês, no Instituto Guimarães Rosa, ex-Centro Cultural Brasil-Angola, irá apresentar 36 filmes dos países da Comunidades  dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que retratam diversos assuntos da nossa realidade dos países. A abertura do evento ficou ainda marcada com uma homenagem ao cineasta angolano Asdrúbal Rebelo, pelos seus feitos no cinema nacional.

O evento, que vai atribuir 25 distinções e certificados de participação ao Melhor filme, realizador, actor, actriz, figurino e fotografia, tem como objectivo incentivar a produção nacional, distribuição e difusão de obras cinematográficas e audiovisuais.

O Fesc-Kianda pretende, igualmente, promover o debate sobre o mercado de distribuição e a exibição cinematográfica nacional, bem como incentivar a sociedade a apreciar e divulgar as obras de cinema e audiovisual na CPLP, incitar o investimento, atrair financiamento, bem como garantir que se faça intercâmbio dentro e fora da comunidade.

Promovido VS Lequeus Audiovisual, o evento vai analisar questões relacionadas com a sétima arte, entre estudantes e profissionais da área.

Segundo a programação, está prevista para hoje, a partir das 17h45, a exibições dos filmes "Eu amo do Youtube” de Rodrigo Sena (Brasil), "Alambamento na minha cultura” de Praia Chandalumbua (Angola) e "Eles” de António Correia "Fofartes” (Angola).

Já foram exibidos no Fesc-Kianda 2023, os filmes "O Imediatismo” de Adilson Famoroso (Angola), "É Nós Aí” de António Correia "Fofartes” (Angola),"A jamaicana” da Cristal Africana (Angola),"O Poder do Perdão” de Nelson dos Santos (Angola), "Fale Agora” de Beto Bezante (Brasil) e"Herói esquecido” realizado pela Casa Rebita (Angola).

Participam no festival, que decorre sob o lema "Cinema como fonte de desenvolvimento”, artistas do Brasil, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau.

São parceiros do Fesc-Kianda a Comissão Administrativa do Município de Luanda, o Instituto Guimarães Rosa (Ex-CCBA) e o Horizonte Njinga Mbande.

A terceira edição realizou-se em Janeiro de 2022 e  o homenageado foi o cineasta angolano Nguxi dos Santos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura