O Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos conseguiu o segundo lugar, este sábado, pela equipa Associação Internacional de Xadrez para Deficientes Físicos (IPCA), medalha de prata e conquistou uma medalha de bronze a título individual, na primeira paralimpíada de Xadrez, decorrida em Belgrado, na Sérvia, de 29 a 5 de Janeiro.
A Federação Polaca de Futebol apresentou, oficialmente, ontem, o técnico português Fernando Santos. O novo treinador chega para assumir a vaga deixada por Czeslaw Michniewicz, que deixou o cargo após o Mundial do Qatar. O técnico português vai ter como principal objectivo inicial um bom desempenho no Euro-2024, com sede na Alemanha.
O novo treinador da polaco tem experiência no comando de selecções nacionais. Esteve no último Mundial à frente da selecção portuguesa, onde ficou durante quase nove anos. Anteriormente, Fernando Santos já tinha treinado a selecção da Grécia. Agora na Polónia, o novo treinador destacou toda a tradição que o país tem no futebol.
"É uma honra para mim porque estamos a falar de um grande país. A Polónia tem uma história e cultura extremamente ricas. Isso também se faz presente no futebol e lembro de ter visto grandes equipas polacas, mas também de jogos em que enfrentei a Polónia. Foram sempre difíceis", avaliou Fernando Santos.
No seu novo trabalho, o treinador português terá agora que orientar o avançado Robert Lewandowski, principal referência da selecção. Desta maneira, Fernando Santos vai treinar mais um jogador que já foi eleito o melhor do mundo, como já tinha acontecido anteriormente com Cristiano Ronaldo. Ao falar sobre essa possibilidade, o português deixou claro que o mais importante de tudo será o conjunto.
"Felizmente para mim, sempre treinei grandes jogadores ao longo da minha carreira. Somos uma equipa. Cada jogador tem a sua própria personalidade e devo criar esse "nós”", disse. "Será importante conhecer a personalidade de cada jogador. Somos todos diferentes, dá muito trabalho, mas nada se faz sem muito trabalho. Quero construir um relacionamento com os jogadores", avaliou o treinador português.
Uma outra questão abordada por Fernando Santos foi a possibilidade de fazer mudanças ao seu estilo na selecção da Polónia. Segundo o português, alguma avaliações já foram feitas com base nos jogos que os polacos disputaram no Mundial do Qatar.
"Tive a oportunidade de assistir a quatro partidas da Polónia no Mundial. No passado, também competi com esta selecção. Agora vamos analisar o desempenho da equipa e então tomar as decisões apropriadas", finalizou.
A estreia oficial do novo treinador ainda não está definida, mas a Federação Polaca de Futebol deve programar alguns amistosos assim que tiver a autorização oficial da FIFA. Enquanto isso, Fernando Santos vai fazer um trabalho interno de estruturação antes de sua primeira convocação.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos venceu o representante local, Luka Bulatovic, na última quinta feira, na quarta jornada da paralímpiada de Xadrez, que decorre, em Belgrado, na Sérvia, desde o dia 29 de Janeiro até domingo, com mais de 100 participantes e 33 países representados.
A eliminação da Selecção Nacional no Campeonato Africano das Nações reservado a jogadores a actuar nas ligas internas (CHAN) ficou para trás. Esta sexta-feira, Pedro Gonçalves deu a entender que o chip já mudou e que agora é tempo de encarar a qualificação ao Campeonato Africano das Nações (CAN) para a Côte d'Ivoire, em 2024, como o grande objectivo.
O Rei da Espanha, Felipe VI, acompanhado da Rainha Letizia Ortiz, chega hoje a Luanda, no cumprimento de uma visita oficial de três dias a Angola, a convite do Chefe de Estado, João Lourenço, para impulsionar as relações entre os dois países ao mais alto nível.
O Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos conseguiu o segundo lugar, este sábado, pela equipa Associação Internacional de Xadrez para Deficientes Físicos (IPCA), medalha de prata e conquistou uma medalha de bronze a título individual, na primeira paralimpíada de Xadrez, decorrida em Belgrado, na Sérvia, de 29 a 5 de Janeiro.
A privatização da empresa de Transportes Colectivos e Urbanos de Luanda – TCUL E.P continua na agenda do Estado, mas com a necessidade de se concluir o processo de saneamento económico-financeiro, e também da reestruturação ainda em curso.
A actual perspectiva do crescimento do segmento industrial em Angola é suportada pela existência de mais 170 projectos estruturantes concretos, em diferentes fases de desenvolvimento, que garantem a concretização da meta de 25 por cento das necessidades de electricidade com origem na indústria.
O Papa Francisco pediu, este sábado, aos dirigentes do Sudão do Sul “um novo avanço” a favor da paz no território dividido por lutas de poder e pobreza extrema, no âmbito da visita que está a realizar ao país.