Desporto

“A Polónia tem uma história e cultura extremamente ricas”

A Federação Polaca de Futebol apresentou, oficialmente, ontem, o técnico português Fernando Santos. O novo treinador chega para assumir a vaga deixada por Czeslaw Michniewicz, que deixou o cargo após o Mundial do Qatar. O técnico português vai ter como principal objectivo inicial um bom desempenho no Euro-2024, com sede na Alemanha.

25/01/2023  Última atualização 10H50
Fernando Santos novo seleccionador © Fotografia por: DR

O novo treinador da polaco tem experiência no comando de selecções nacionais. Esteve no último Mundial à frente da selecção portuguesa, onde ficou durante quase nove anos. Anteriormente, Fernando Santos já tinha treinado a selecção da Grécia. Agora na Polónia, o novo treinador destacou toda a tradição que o país tem no futebol.

"É uma honra para mim porque estamos a falar de um grande país. A Polónia tem uma história e cultura extremamente ricas. Isso também se faz presente no futebol e lembro de ter visto grandes equipas polacas, mas também de jogos em que enfrentei a Polónia. Foram sempre difíceis", avaliou Fernando Santos.

No seu novo trabalho, o treinador português terá agora que orientar o avançado Robert Lewandowski, principal referência da selecção. Desta maneira, Fernando Santos vai treinar mais um jogador que já foi eleito o melhor do mundo, como já tinha  acontecido anteriormente com Cristiano Ronaldo. Ao falar sobre essa possibilidade, o português deixou claro que o mais importante de tudo será o conjunto.

"Felizmente para mim, sempre treinei grandes jogadores ao longo da minha carreira. Somos uma equipa. Cada jogador tem a sua própria personalidade e devo criar esse "nós”", disse. "Será importante conhecer a personalidade de cada jogador. Somos todos diferentes, dá muito trabalho, mas nada se faz sem muito trabalho. Quero construir um relacionamento com os jogadores", avaliou o treinador português.

Uma outra questão abordada por Fernando Santos foi a possibilidade de fazer mudanças ao seu estilo na selecção da Polónia. Segundo o português, alguma avaliações já foram feitas com base nos jogos que os polacos disputaram no Mundial do Qatar.

"Tive a oportunidade de assistir a quatro partidas da Polónia no Mundial. No passado, também competi com esta selecção. Agora vamos analisar o desempenho da equipa e então tomar as decisões apropriadas", finalizou.

A estreia oficial do novo treinador ainda não está definida, mas a Federação Polaca de Futebol deve programar alguns amistosos assim que tiver a autorização oficial da FIFA. Enquanto isso, Fernando Santos vai fazer um trabalho interno de estruturação antes de sua primeira convocação.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto