Regiões

A nova imagem da cidade de Moçamedes

João Luhaco | Moçâmedes

Jornalista

A requalificação de algumas ruas do casco urbano e a construção de novas estradas na periferia da cidade de Moçâmedes, num total de 90 quilómetros, estão a criar impacto positivo na vida dos habitantes. As obras estão a proporcionar uma nova imagem ao bairro dos Cubanos, além de facilitar a mobilidade dos automobilistas.

08/05/2022  Última atualização 10H15
Moom mo omomo mom oom mo omomo mom oom omomo mom oom mo omomo mom © Fotografia por: Jeovani Cola | Edições Novembro
Os moradores reagem de forma positiva ao projecto de reabilitação de estradas, construção de passeios, aplicação de lancis e sinalização vertical e horizontal.

A renovação e construção de arruamentos estão a ajudar na melhoria da imagem da urbanização, de acordo com os moradores. "Já aguardávamos há bastante tempo esta intervenção, porque muitas dessas estradas foram feitas no tempo colonial e nunca foram reabilitadas”, afirmou o automobilista Valdemiro Barros. Além do bairro dos Cubanos, o projecto contempla outras zonas do casco urbano da cidade de Moçâmedes, como é o caso dos bairros Espírito Santo, Castanheiras, Popular e Mandume.

Moradores do Saidy Mingas II saúdam ganhos

A comissão de moradores do bairro Saidy Mingas II, em Moçâmedes, saúda os ganhos que o PIIM está a proporcionar para a melhoria de vida da população nos vários domínios. O bairro Saidy Mingas II está a ganhar uma nova imagem, com a execução do projecto de construção de estradas, que já se encontra na sua fase de aplicação da técnica de TSD e a extensão da rede de distribuição de água.

A comissão promoveu, há dias, um acto de reconhecimento público da implementação dos projectos, cujos resultados já são visíveis, tendo homenageado o Governo provincial do Namibe, com a entrega de Menção Honrosa ao governador, Archer Mangueira.

Trabalho de equipa

O governador da província do Namibe, Archer Mangueira, sublinhou que os feitos que estão a mudar a imagem da província se devem ao trabalho de equipa no Governo provincial e nas administrações municipais.

Ao receber o reconhecimento pela implementação de projectos na província, Archer Mangueira garantiu que, com a participação das comunidades, vai continuar a trabalhar cada vez mais, em busca das melhores soluções para a satisfação das necessidades colectivas.

As obras em curso no Saidy Mingas II, tal como em outras zonas, resultam também da iniciativa da comissão de moradores, que contou com o envolvimento da comunidade nas soluções dos problemas.

No acto de homenagem, o director provincial do Gabinete das Infra-estruturas, Carlos Caseiro, falou sobre a opção técnica do TSD, tendo dissipado dúvidas sobre a técnica, seguindo o princípio de "com menos fazer muito" para o bem das comunidades.

Participaram igualmente do acto que ficou marcado pela alegria e festa dos moto-taxistas como beneficiários dos arruamentos. Na sua mensagem, a associação dos moto-taxistas reconheceu que as novas vias garantem menos acidentes, melhor qualidade de trânsito, menos gastos de manutenção das motos e melhor qualidade no transporte das pessoas.

Os fiéis da Igreja Mundial juntaram-se à festa de homenagem com orações e uma mensagem, na qual apelam aos munícipes para a necessidade de se conservar os bens públicos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões