A 120ª edição das Festas de Nossa Senhora do Monte, abre, hoje, na cidade do Lubango, com uma ementa caprichada pela organização com destaque para várias actividades socioculturais, desportivas, económicas, entre outras que se prevê atrair dezenas de turistas nacionais e estrangeiros.
O antigo Instituto Médio Agrário, que se dedicava à formação, até os anos 80, de quadros para a agronomia é hoje uma escola de referência, ao nível local, de formação em artes e ofícios, denominada “Cidade Jovem de Sucesso”.
A requalificação de algumas ruas do casco urbano e a construção de novas estradas na periferia da cidade de Moçâmedes, num total de 90 quilómetros, estão a criar impacto positivo na vida dos habitantes. As obras estão a proporcionar uma nova imagem ao bairro dos Cubanos, além de facilitar a mobilidade dos automobilistas.
A renovação e construção de arruamentos estão a ajudar na melhoria da imagem da urbanização, de acordo com os moradores. "Já aguardávamos há bastante tempo esta intervenção, porque muitas dessas estradas foram feitas no tempo colonial e nunca foram reabilitadas”, afirmou o automobilista Valdemiro Barros. Além do bairro dos Cubanos, o projecto contempla outras zonas do casco urbano da cidade de Moçâmedes, como é o caso dos bairros Espírito Santo, Castanheiras, Popular e Mandume.
Moradores do Saidy Mingas II saúdam ganhos
A comissão de moradores do bairro Saidy Mingas II, em Moçâmedes, saúda os ganhos que o PIIM está a proporcionar para a melhoria de vida da população nos vários domínios. O bairro Saidy Mingas II está a ganhar uma nova imagem, com a execução do projecto de construção de estradas, que já se encontra na sua fase de aplicação da técnica de TSD e a extensão da rede de distribuição de água.
A comissão promoveu, há dias, um acto de reconhecimento público da implementação dos projectos, cujos resultados já são visíveis, tendo homenageado o Governo provincial do Namibe, com a entrega de Menção Honrosa ao governador, Archer Mangueira.
Trabalho de equipa
O governador da província do Namibe, Archer Mangueira, sublinhou que os feitos que estão a mudar a imagem da província se devem ao trabalho de equipa no Governo provincial e nas administrações municipais.
Ao receber o reconhecimento pela implementação de projectos na província, Archer Mangueira garantiu que, com a participação das comunidades, vai continuar a trabalhar cada vez mais, em busca das melhores soluções para a satisfação das necessidades colectivas.
As obras em curso no Saidy Mingas II, tal como em outras zonas, resultam também da iniciativa da comissão de moradores, que contou com o envolvimento da comunidade nas soluções dos problemas.
No acto de homenagem, o director provincial do Gabinete das Infra-estruturas, Carlos Caseiro, falou sobre a opção técnica do TSD, tendo dissipado dúvidas sobre a técnica, seguindo o princípio de "com menos fazer muito" para o bem das comunidades.
Participaram igualmente do acto que ficou marcado pela alegria e festa dos moto-taxistas como beneficiários dos arruamentos. Na sua mensagem, a associação dos moto-taxistas reconheceu que as novas vias garantem menos acidentes, melhor qualidade de trânsito, menos gastos de manutenção das motos e melhor qualidade no transporte das pessoas.
Os fiéis da Igreja Mundial juntaram-se à festa de homenagem com orações e uma mensagem, na qual apelam aos munícipes para a necessidade de se conservar os bens públicos.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO ministro do Interior, Eugénio Laborinho, inaugurou, hoje, no Lubango, província de Huíla, o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), equipado para monitorar vários pontos do casco urbano e zonas da periferia.
O Ministro do Interior, Eugénio César Laborinho, apelou ao Serviço de Investigação Criminal (SIC), na inauguração da Sede de Cabinda, para que se preste atenção especial aos crimes cibernéticos praticados na província.
O líder do MPLA e candidato a Presidente da República, João Lourenço, participou, este domingo, em Luanda, num passeio de bicicleta, integrado num acto de apoio a sua candidatura nas Eleições Gerais de 24 de Agosto.
Até Dezembro deste ano, a companhia aérea angolana de bandeira (TAAG) vai implementar voos de ligação entre as cidades do Uíge, Cabinda e Kinshasa (República Democrática do Congo), anunciou ontem, o líder do MPLA, sendo ovacionado pela população que o acompanhava atentamente. Ouvia-se, entre gritos e assobios, que era uma boa "notícia".
A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) considerou improcedente a reclamação do Partido Humanista de Angola (PHA) sobre determinados aspectos da Lei Eleitoral, por ser submetida fora do prazo. A informação foi prestada, ontem, em Luanda, pelo porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, no final da sessão plenária extraordinária daquele órgão.
O presidente do P-Njango, Dinho Chingunji, disse, ontem, em Moçâmedes, província do Namibe, que, caso vença as Eleições Gerais de 24 de Agosto, vai apostar na juventude, por ser a franja maioritária da sociedade angolana e que está “bem preparada para conduzir, com eficiência, os destinos do pais”.
Os representantes das forças políticas e coligação de partidos, na província do Cuando Cubango, concorrentes às próximas eleições gerais de 24 de Agosto , garantiram, na cidade de Menongue, estarem preparados para “mergulharem” mata adentro, ao encontro das comunidades das zonas de difícil acesso e convencer as pessoas a votarem nos seus programas de governação.
O representante permanente de Angola Junto da União Africana (UA), embaixador Francisco José da Cruz, integra a Missão de Observação Eleitoral conjunta de curto prazo da UA e do Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA), que vai acompanhar as Eleições Gerais no Quénia do dia 9 deste mês.