Mundo

A longa corrida para Marte

Cada vez mais países lançam-se em busca de explicações sobre a possibilidade de vida em outros planetas. A sonda dos Emirados Árabes Unidos entrou na órbita de Marte, na terça-feira, ontem foi a vez da sonda chinesa entrar na órbita de Marte, enquanto os Estados Unidos prevêem, no dia 18, a chegada a solo marciano do seu Perseverance. As três missões foram lançadas em Julho, aproveitando o alinhamento próximo do planeta com a Terra, que ocorre apenas a cada dois anos.

13/02/2021  Última atualização 21H17
© Fotografia por: DR
A sonda espacial chinesa Tianwen 1 entrou, ontem, na órbita de Marte, na primeira missão da China ao planeta vermelho, anunciou a Administração Nacional do Espaço da China (ANEC), dois dias depois da estreia, com sucesso, dos Emirados Árabes Unidos em missões interplanetárias.
Tianwen 1 iniciou manobras de desaceleração, para se deixar agarrar pela gravidade do planeta vermelho, avançou a ANEC, sublinhando que o aparelho "está estável” e deve pousar na planície Utopia, no hemisfério norte de Marte, em Maio", após uma jornada de 470 milhões de quilómetros.

A concretizar-se o pouso, tornará a China o segundo país a fazê-lo com sucesso, depois dos Estados Unidos que pousaram em Marte, por oito vezes, começando com as duas missões Viking, que continua a operar até hoje.
"O local de pouso fica na encruzilhada de vários oceanos antigos", explicou. "Os cientistas acreditam que o local tem grande valor científico e é provável que alcance resultados inesperados", descreveu. Lançada em 23 de Julho, a Tianwen 1 é a primeira missão independente da China a Marte. Em 3 de Janeiro já tinha percorrido 400 milhões de quilómetros. A distância entre a Terra e Marte depende das órbitas de ambos os planetas e pode variar entre 55 milhões e 400 milhões
de quilómetros.

O director de Ciência e Tecnologia da Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China, Bao Weimin, disse que a desaceleração foi crucial para o sucesso da missão porque, se falhasse, tornar-se-ia uma "nave perdida" no sistema solar.
A nave já realizou três correcções de meio curso e uma manobra orbital no espaço profundo, de acordo com o jornal Diário do Povo.
A agência espacial chinesa tem pelo menos outras três missões deste tipo programadas: a exploração de asteróides, por volta de 2024; outra missão a Marte para recolher amostras, em 2030; e outra missão de exploração, no mesmo ano, a Júpiter.

Nos últimos anos, Pequim investiu intensamente no seu programa espacial e, em Janeiro de 2019, a sonda lunar Chang'e 4 pousou no lado oculto da Lua, não visível da Terra, um marco nunca alcançado na história da exploração espacial.
Missão
A sonda vai mapear Marte a partir da órbita até à separação do veículo que irá pousar e explorar a superfície do planeta, em Maio, para procurar água no subsolo e sinais de vida antiga. O veículo espacial movido à energia solar - do tamanho de um carrinho de golfe - deve operar por cerca de três meses.

O nome da sonda é o título de um poema clássico chinês que significa "Busca pela Verdade Celestial". A Tianwen-1 é a segunda tentativa da China de enviar uma sonda para Marte. Em 2011, uma sonda enviada em conjunto com a Rússia não conseguiu sair da órbita da Terra.
A agência espacial chinesa tem pelo menos outras três missões deste tipo programadas: a exploração de asteróides, por volta de 2024, outra missão a Marte para recolher amostras, em 2030, e outra missão de exploração, no mesmo ano, a Júpiter.

"Esperança” dos Emirados chegou com sucesso

Amal (Esperança, em árabe) dos Emirados Árabes Unidos entrou na órbita de Marte, na terça-feira, protagonizando um feito para o país, que estreia com sucesso em missões interplanetárias.
De acordo com a agência AP, a sonda, que vai reunir dados sobre a atmosfera de Marte, entrou na órbita do planeta após uma viagem de sete meses. Os controladores da missão, no centro espacial dos Emirados Árabes Unidos, no Dubai, citados pela AP, anunciaram que o aparelho chegou ao fim da viagem e começou a circundar o "planeta vermelho".
A sonda Amal disparou os motores principais durante 27 minutos, numa manobra arriscada que desacelerou o engenho o suficiente para ser capturado pela gravidade de Marte.


Perseverance da NASA chega quinta-feira

Um habituado do espaço, a Agência Espacial dos Estados Unidos (NASAT tem programada para quinta-feira, 18,  a chegada a solo marciano da sonda Perseverance (Perseverança), que vai procurar evidências de vida microbiana antiga em Marte.
A sonda vai recolher amostras de rochas que podem fornecer pistas valiosas sobre se alguma vez existiu vida no planeta vermelho. A expectativa é de que o maior e mais sofisticado veículo já enviado para aterrar em outro planeta pouse em Marte pouco antes das 21h (GMT) de 18 de Fevereiro, numa cratera quase equatorial chamada Jezero.

"Quando os cientistas olham para nosso local de pouso, a cratera de Jezero, eles vêem a promessa científica de tudo isso: os restos de um antigo rio que flui para dentro e para fora desta cratera e acreditam que é o lugar para procurar por sinais de vida passada", diz Allen Chen, o engenheiro que lidera o processo de entrada (na atmosfera), descida e aterragem (da Perseverance).
Apesar das promessas, só descobriremos o verdadeiro alcance das descobertas da Perseverance quando as amostras recolhidas no planeta vermelho retornarem à Terra, o que deve acontecer depois que a missão terminar, daqui a dois anos.


Agência Espacial Europeia recruta astronautas para viagem à lua

A Agência Espacial Europeia (ESA) lança na próxima semana uma campanha de recrutamento de astronautas nos Estados-membros, para uma nova viagem à lua. Os detalhes sobre as condições de recrutamento serão conhecidos na terça-feira (16) e as candidaturas decorrerão entre 31 de Março e 28 de Maio, segundo a ESA.
O processo de selecção estará dividido em seis etapas e deverá estar concluído em Outubro, de acordo com a informação divulgada pela ESA, em comunicado. Em paralelo, a ESA lança um projecto piloto que prevê a escolha de um para-astronauta, "o primeiro astronauta com algum nível de deficiência", lê-se no documento.

O projecto piloto dará oportunidade de seguir uma carreira de astronauta "a uma parte da sociedade que foi até agora excluída do voo espacial", sublinhou a organização, acrescentando ser a primeira vez na história que uma agência espacial assume um projecto inclusivo desta magnitude.
A campanha de recrutamento de astronautas faz parte de uma estratégia mais abrangente da ESA, que visa mostrar "um número elevado de oportunidades de trabalho" dentro da organização. O objectivo é recrutar cerca de 100 pessoas anualmente durante os próximos 10 anos.

A ESA revelou ainda que espera atrair um maior número de mulheres este ano, indicando que em 2009 foram aceites 1.430 candidatas, num total de 8.413. David Parker, director de Exploração Humana e Robótica, citado no documento da organização, defendeu que a diversidade na ESA não deve apenas abordar a origem, idade, experiência ou sexo dos astronautas, mas "talvez também deficiências físicas".
"Graças a um forte mandato dos Estados-membros da ESA no último conselho ministerial em 2019, a Europa está a ocupar o seu lugar no centro da exploração espacial", referiu a ESA, frisando: "Para ir onde nunca antes fomos, precisamos olhar mais longe do que antes".


Nave não tripulada

A Turquia anunciou que vai enviar à Lua uma nave não tripulada de fabrico turco em 2023, como parte de um programa espacial que inclui a construção de uma base de lançamento de foguetes com outros países.
"O primeiro pouso será feito na Lua com o nosso foguete híbrido nacional, que será colocado em órbita no final de 2023 por meio da cooperação internacional", disse o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, num comunicado publicado, na terça-feira, no jornal Hürriyet.

Erdogan anunciou que o programa espacial tem dez objectivos estratégicos, incluindo enviar um astronauta turco ao espaço, melhorar a tecnologia dos satélites e criar uma base para o lançamento de foguetes, mas insistiu que a prioridade é pousar na Lua para comemorar o centenário da República Turca em 2023.
"Se Deus quiser, vamos para a Lua", acrescentou o Presidente turco. O ministro da Indústria e Tecnologia, Mustafa Varank, disse que a Turquia chegou a acordo com vários países para desenvolver o programa espacial e que está a negociar com outros.

"Estamos prestes a assinar outros acordos com o Paquistão e o Azerbaijão. Também continuamos as negociações com as autoridades e com empresas dos Estados Unidos, Rússia, Japão, Índia e China", disse o ministro à agência de notícias Anadolu.
Erdogan conversou há duas semanas com o presidente da SpaceX, Elon Musk, sobre a cooperação em tecnologias espaciais, embora até agora nenhum acordo concreto tenha sido anunciado. Em cooperação com a SpaceX, a Turquia colocou o satélite Türksat 5A em órbita em Janeiro e o lançamento do Türksat 5B está programado para o segundo trimestre deste ano.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo