Cultura

A dinâmica das artes cénicas em África é tema de debate

Analtino Santos

Jornalista

“O Teatro Africano nos Dias de Hoje” é o tema de debate a ser apresentado, amanhã, às 17h00, no Elinga Teatro, em Luanda, pelo encenador e professor universitário Africano Kangombe.

14/06/2024  Última atualização 10H25
© Fotografia por: DR

A palestra enquadra-se no âmbito do projecto "Jango do Saber” no seguimento das actividades culturais e artísticas da quarta edição do Festival de Teatro "Fest’África 2024” que desde quarta-feira, decorre, em Luanda.

O Fest’África, nesta edição tem na agenda palestras, oficinas, workshops e as exibições dos grupos teatrais seleccionados.

O convite ao co-fundador do grupo Oásis, é justificado pela organização pelo trabalho de investigação, enquanto académico e pela experiência no teatro de quarenta anos.  Duas horas antes, às 15h00, o director e dramaturgo Pires Gonçalves "Dhiafragma”, orienta o workshop sobre a dramaturgia, com o tema "Da ideia ao roteiro final”.

Nos dias 23 e 24 do mês em curso, os temas para as oficinas "Preparação e Técnicas de Actuação” e "Integração do Actor do Teatro ao Cinema e Televisão” serão ministrados pelo director Chance Elchadai e o realizador, Ngouabi Silva, respectivamente.

O Fest`África é um festival que reúne num único espaço, vários grupos teatrais do país, bem como grupos vindos do exterior. A iniciativa é do grupo teatral Etu-Ngo e da Casa Rebita. O festival é de cariz internacional e tem como o objectivo incentivar os profissionais a pautarem por um teatro de matriz africano sem desprimor das técnicas e formas modernas de actuação.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura