O facto de a nova Lei de Bases da Função Pública, apreciada há dias em Conselho de Ministros, presidido pelo Chefe de Estado, João Lourenço, prever a entrada para a Função Pública de cidadãos com idade superior a 35 anos de idade constitui novas há muito aguardadas.
A Justiça na perspectiva processual/institucional só se realiza mediante procedimentos operacionalizados por vários actores, nomeadamente advogados, magistrados do Ministério Público, juízes, escrivães, oficiais de justiça, entre outros eventuais como, por exemplo, intérpretes / tradutores juramentados.
Constituiu motivo de alento e esperança o apelo, em boa hora lançado pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, referindo-se ao espectro da fome e da miséria em África, mas também por toda a parte do planeta terra, sobre a necessidade de recuperação dos efeitos da pandemia da Covid-19 e da guerra que assola directamente a Ucrânia e de forma indirecta os países do continente europeu, arrastando consigo a miséria mais atroz e que no fim de tudo trouxe consigo um rasgo de fé e esperança.
De realçar em particular a forma coerente e determinada como António Guterrez enfatiza a questão do alívio da dívida em primeiro lugar, como primeiro passo para que os países africanos possam recuperar as suas economias da pandemia da Covid-19 e resistir com maior eficácia aos impactos negativos da guerra na Ucrânia.
As crises simultâneas de alimentos, energia e finanças em África , provocadas pelas interrupções no fornecimento, devido à guerra na Ucrânia é um factor perturbador que afecta todos os países do mundo e em particular em África, conduzindo-os a um endividamento incomportável e assistindo-se a uma interrupção abrupta da recuperação económica.
Por essa razão torna-se imprescindível o alívio da divida e, para além do mais, como segundo passo de grande significado, é imperioso a unidade de acção entre todos os países, ricos e pobres, sem excepção, criando fortes laços de solidariedade e sem preconceitos abrindo-se ao investimento, desenvolvendo uma agricultura em grande escala, em especial de cereais, como o trigo, milho, soja e outros produtos agro-alimentares, ao mesmo tempo que irá impulsionar e acelerar a diversificação da economia e contribuindo substancialmente para a eliminação do défice mundial de produtos agrícolas.
Os empresários angolanos , sintonizados numa unidade de acção solidária com o resto do mundo poderão ter uma oportunidade ímpar, abrindo o país definitivamente ao investimento para eliminar o défice de produtos agrícolas e consolidando a diversificação, mas respeitando sempre as prioridades do país.
Assim sendo, torna-se possível estender o investimento para outras áreas e outros sectores da actividade económica, particularmente as obras públicas, construção e imobiliárias, com a abertura de novas estradas e auto-estradas de grande portagem, complementando os investimentos de vias ferroviárias para interligar de Norte a Sul e de Leste a Oeste os grandes centros de produção e escoar os produtos para o resto do mundo.
Deste modo, todos estaremos a criar as premissas essenciais para a saída da crise que impera por agora.
A experiência vivida durante e após a luta de libertação nacional conduziu a que os empresários angolanos ganhassem a força moral necessária para com a maior coragem e firmeza incitassem os seus pares pelo mundo fora a condenar guerras devastadoras e a dignificar a humanidade, respondendo com iniciativas criadores para o seu bem-estar e progresso confortável.
De recordar que o engenheiro Antonio Guterrez é um excelente conhecedor da realidade económica e social de Angola, tendo sido solicitado para realizar estudos com grande qualidade e projecção, no quadro do programa económico e financeiro, inserido na equipa do Prof. Silva Lopes, que também era assessor principal do Banco Mundial.
*
Antigo ministro das Finanças e ex-governador do BNA
Augusto Teixeira de Matos | *
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA grande notícia aqui é que um chinês foi preso quando saía do Malawi para a Zâmbia. Esta notícia é manchete aqui porque o chinês em questão andou a fazer filmagens de crianças negras a dizer em mandarim (chinês) coisas como “somos monstros pretos e somos bem estúpidos”;
O presidente do MPLA, João Lourenço, defendeu, neste sábado na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, que “só com um povo educado, com formação e preparado para enfrentar o mercado de trabalho podemos dizer que estamos em condições de desenvolver o nosso país”.
A candidata do MPLA a Vice-Presidente da República, Esperança Costa, foi apresentada neste, sábado, na cidade Saurimo (Lunda Sul), pelo líder do partido, João Lourenço, no acto político de massas, no âmbito da pré-campanha visando às Eleições Gerais de 24 de Agosto.
O Tribunal Constitucional publica, entre domingo e segunda-feira (26 e 27), as listas iniciais das candidaturas formalizadas pelos partidos e coligações de partidos políticos concorrentes ao pleito eleitoral de 24 de Agosto.
Os deputados aprovaram, na generalidade, a Proposta de Lei que altera a Lei sobre o Exercício da Actividade de Televisão, na sequência de uma forte discussão entre os parlamentares do MPLA e os da oposição.
Ana Cangombe nasceu na província do Bié, no mês de Novembro de 1973, com a pele morena, lisa e sem manchas. O tempo passou, e à medida que crescia, tornava-se cada vez mais atraente, dona de traços finos e de um corpo esbelto.
Pelo menos 50 por cento dos projectos ligados ao Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), aprovados para a província de Luanda, foram concluídos e inaugurados, informou ontem, na Quiçama, o vice-governador para a Área Política e Social.
Cristiano Ronaldo (Manchester United) é o desportista mais influente do mundo e é procurado 145 por cento mais vezes do que o rival Lionel Messi (PSG), noticiou o jornal desportivo português A Bola, na edição online de ontem.