Cultura

99º aniversário de Neto celebrado com festival

Um festival de literatura, música, artesanato e artes plásticas, em homenagem ao poeta maior António Agostinho Neto, denominado “Conexões – Letras e Artes” realiza-se entre amanhã e domingo, no Memorial Dr. António Agostinho Neto (MAAN), em Luanda.

01/09/2021  Última atualização 09H15
Actividades culturais para assinalarem mais um aniversário de Agostinho Neto arrancam amanhã © Fotografia por: Edições Novembro
Segundo um comunicado de imprensa do Memorial, a participação no festival é aberta a todos os interessados com um custo único de 10.000 kwanzas, estando sujeita a aceitação das condições de segurança do local, cabendo a responsabilidade da vigilância dos produtos expostos, enquanto decorrer o evento, à comissão organizadora do festival. Está garantida a segurança dos materiais a expor, num espaço reservado para o efeito, no local onde será realizada a feira com mais de 60 expositores de várias vertentes artísticas refere o comunicado. 

O festival tem como objectivos perpetuar a memória do seu patrono, como Fundador da Nação, Homem de Cultura e Humanista, bem como divulgar a missão e acções desenvolvidas pelo MAAN e promover o conhecimento histórico e a formação artística, através da organização de actividades culturais. A  promoção da interacção entre autores e leitores e proporcionar à juventude angolana, principal público-alvo, e às comunidades estrangeiras residentes e visitantes em geral, o gosto e o conhecimento das principais referências culturais tem sido preocupação e propósito do MAAN. 

Neste festival de Literatura, música, artesanato e artes plásticas está na pauta a promoção dos editores e livreiros oportunidades de comercialização dos seus produtos, entre diversos intervenientes das indústrias culturais e com público em geral.A realização de actividades culturais têm como objectivo principal transformar o Memorial num espaço cultural de referência nacional, na promoção e dinamização da cultura e arte angolana e posicionar-se assim, como um espaço de educação e transmissão de conhecimento. Proporcionando uma experiência completa aos seus visitantes que, deste modo, se tornam utilizadores recorrentes do espaço.

António Agostinho Neto nasceu em Icolo e Bengo a 17 de Setembro de 1922 e morreu em Moscovo a 10 de Setembro de 1979. Um dos homens mais ilustres da cultura e das letras angolanas contemporâneas, patriota e nacionalista, líder da luta de libertação nacional e primeiro Presidente de Angola e em celebração do seu legado literário, materialmente realizado na melhor libertária, engajada e africanista que se produziu na história da Literatura Angolana, reunida nas obras "Poemas”, "Sagrada Esperança”, "Renuncia Impossível” e "Amanhecer”, bem como noutros géneros literários, como o conto e o ensaio.

 Governo de Luanda homenageia o Fundador da Nação 
O Governo da Província de Luanda tem uma programação, a partir de amanhã até ao próximo dia 20, para saudar o 17 de Setembro - Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional, segundo a proposta de programa das celebrações apresentada pelo director da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Manuel Gonçalves, durante a 7ª Sessão Ordinária do Governo da Província, realizada no dia 30 de Julho e orientada pela governadora Ana Paula de Carvalho.

As celebrações comemoram-se sob o lema "Com os Ideais de Neto, honremos a Pátria Angolana” e abarca actividades políticas, sociais, económicas, culturais e inaugurações com destaque para um festival de poesia e trova, mesa-redonda sobre Agostinho Neto, Libertador e Homem de Cultura, exposição multidisciplinar de artes e cultura, Circuito Internacional de Teatro (CIT), hasteamento da Bandeira Monumento e deposição de coroa de flores no monumento do soldado desconhecido.

De acordo com Manuel Gonçalves, no dia 17 de Setembro será realizado o acto de homenagem ao Fundador da Nação e Herói Nacional no Memorial Dr. António Agostinho Neto e um sarau cultural. O programa contempla a inauguração de empreendimentos económicos e sociais como escolas, centros médicos, um busto do Dr. Agostinho Neto, no município de Kilamba Kiaxi, e o parque infantil do Bairro Popular Neves Bendinha.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura