Sociedade

6ª edição da Feira de Emprego da Lusíada recolheu 3.700 currículos em Luanda

Edivaldo Cristóvão

Jornalista

Um total de 3.700 currículos vitae foram recolhidos durante a 6ª edição da Feira de Emprego da Universidade Lusíada (ULA), em Luanda, que contou com a visita de mais de sete mil pessoas.

29/05/2023  Última atualização 08H41
6ª edição da Feira de Emprego da Lusíada recolheu 3.700 currículos em Luanda © Fotografia por: DR

A vice-reitora da instituição para os Assuntos Académicos e Vida Estudantil, Betânia Fernandes, disse que os 3.700 currículos, recolhidos nos dias 24 e 25 deste mês, vão ser analisados para a devida triagem. "Só depois vamos divulgar o nome dos candidatos seleccionados”.

A 6ª edição da Feira de Emprego contou com 22 expositores e um maior número de empresas patrocinadoras, entre as quais a Castel Angola, Delta Q, Gota Pura, Sky Travels e Tipografia Corimba.

A Universidade Lusíada de Angola, anunciou a docente, pretende, ainda, estabelecer ligações sólidas com as empresas participantes, em especial nos domínios da investigação científica e na implementação de projectos formativos.

Betânia Fernandes disse que a 6ª edição da Feira de Emprego superou as expectativas, não só no número de visitantes de várias universidades, como também na participação das empresas convidadas. "O projecto foi bem-sucedido”, destacou.

As empresas que participaram na feira, explicou, além do stand montado, aproveitaram a ocasião para apresentarem alguns produtos, assim como realizarem palestras motivacionais.

A feira, adiantou, serviu ainda para promover e de-senvolver as principais competências e habilidades dos estudantes para o mercado de trabalho, além de ajudar na criação de novas conexões entre os candidatos e algumas empresas, em especial aquelas que a Lusíada tem convénio. "A feira é uma oportunidade de facilitar encontros entre os estudantes e potenciais empresas empregadoras”.

 

Diplomas

A vice-reitora Betânia Fernandes anunciou que a Universidade Lusíada, anualme- nte, entrega mais de 500 diplomas, em vários cursos, com realce para os de Gestão de Recursos Humanos, Psicologia, Contabilidade e Finanças, Engenharia Informática,  Arquitectura, Direito, Relações Internacionais, Economia e Gestão de Empresas.

Os cursos mais solicitados, esclareceu, são os de Contabilidade e Finanças, Gestão de Recursos Humanos e Direito. "A Universidade tem convénios com diversas empresas e instituições para facilitar estágios aos alunos finalistas, fundamentalmente, nos cursos de Arquitectura, Psicologia, Gestão de Recursos Humanos e Contabilidade”, destacou.

A Universidade Lusíada, realçou, tem, actualmente, a capacidade para albergar 8 mil alunos, tendo no momento um total de quatro mil a fazerem licenciaturas e mestrados. "A meta da Universidade é alargar a oferta formativa, principalmente, nas especialidades de pós-graduação e dinamizar os centros de investigação científica, estabelecendo convénios com outras instituições e empresas”.

A realização da feira, sublinhou, é uma actividade extra-curricular para os estudantes, como forma de reforçar a importância da relação entre o mundo empresarial e as universidades. "As empresas necessitam de talentos para inovarem e se manterem competitivas. As universidades estão a formar estudantes para integrá-los ao mercado de trabalho, por esta razão, esta troca de experiência profissional ajuda a encontrar novas soluções e a complementar a abordagem académica, por meio de valor acrescentado”, realçou.

A Universidade Lusíada de Angola, referiu, sempre teve a preocupação de estar próxima do mundo empresarial, por esse motivo tem realizado, regularmente, a Feira de Emprego.

A instituição, realçou, tem, em acção, um Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), para melhorar em todos os aspectos e atingir a excelência, assim como uma posição melhor no ranking académico das universidades africanas e europeias.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade