A cantora Ary anunciou, terça-feira, o lançamento da sua nova música, intitulada "Ciúme", com participação do músico Badoxa, marcado para o próximo dia 25 deste mês, nas plataformas digitais.
No próximo dia 27 de Março vai decorrer, em Luanda, um encontro organizado pela Academia Angolana de Letras que permitirá aos presentes fazer uma reflexão sobre a dimensão nacionalista da figura de Viriato da Cruz.
Um total de trinta e nove grupos carnavalescos do município do Sumbe, província do Cuanza-Sul, está inscrito, na Direcção Municipal da Cultura e Turismo no município, para desfilarem no dia 21 de Fevereiro, na edição 2023 do Carnaval, a decorrer na Marginal do Sumbe.
Dos inscritos para esta edição do Carnaval, 18 grupos carnavalescos são da classe de adultos, 10 na classe infantil, cinco blocos de animação e seis grupos na classe B tradicional, que vão participar no desfile do Carnaval este ano, cujo desfile da fase provincial no Cuanza-Sul não se vai realizar.
O director da Cultura e Turismo no Sumbe, João Calei da Silva, disse que a sua direcção contínua empenhada na preparação das condições necessárias para que a edição 2023 do Carnaval decorra sem sobressaltos.
O responsável disse que a conjuntura económica e financeira que o país atravessa está a dificultar a preparação com êxito da próxima edição do Carnaval no Sumbe. "Estamos a encontrar muitos embaraços para a organização do Carnaval edição 2023, mas temos fé de que essa situação vai ser ultrapassada e os patrocinadores a quem de direito sempre estendemos a mão, vão poder nos ajudar como de costume”.
João Calei da Silva sublinhou que por questões de ordem económicos, até ao momento não foram ainda definidos os valores dos prémios a serem atribuídos aos vencedores, assim como estão, igualmente, condicionados os apoios a serem prestados aos grupos carnavalescos participantes na edição 2023 do Carnaval na provínica.
Fez saber que é prematuro falar-se de valores referentes aos prémios a serem atribuídos aos vencedores do Carnaval 2023, tendo assegurado que os outros artefactos essenciais ao Carnaval vão ser garantidos, em breve, quer do Governo Provincial e quer do Ministério da Cultura e Turismo.
A organização, disse, necessita um valor entre 75 milhões e 100 milhões de kwanzas, para apoiar os grupos que vão sair das comunas do interior do município, caso dos grupos da comuna do Gungo, que dista a 150 quilómetros da capital do Sumbe, que vai participar, pela primeira vez no desfile municipal, da comuna do Quicombo e os da periferia da cidade. "É um pacote mínimo para que um grupo carnavalesco possa ir à rua e o valor mínimo que um grupo possa gastar é o equivalente a um milhão de kwanzas, para a compra de instrumento, coroas, alegorias e indumentária.
O responsável aconselhou aos responsáveis dos grupos carnavalescos a organizarem-se metodologicamente para que possam se apresentar da melhor forma e o que devem fazer, porque a festa do Entrudo é para todos e, apesar dos constrangimentos e dificuldades é importante que a população se distraia e se divirta, porque o Carnaval também é recreação, folia e alegria. João Calei da Silva apelou aos citadinos do Sumbe para que compareçam em massa e participem na festa do Carnaval, este ano, depois da ausência do Carnaval nas ruas durante dois anos, devido à Covid-19 .
Referiu que o júri já está constituído e formado por pessoas experientes encabeçado por Manuel Rosa do Nascimento da Silva, um homem de cultura.
Durante o desfile do Carnaval edição 2023 serão exibidas danças tradicionais como catambi, quimbuelembuela, cazucuta, Varina, moda cabecinha, cabetula e o tchinganji.
As edições do Carnaval 2020 e 2021 não se realizaram devido à pandemia da Covid-19 e em 2022 fez-se apenas homenagens aos melhores grupos, dançarinos, rainha, rei e individualidades que se destacaram em prol do Entrudo na província.
A
última edição do Carnaval foi conquistada pelos grupos União Muteda, na classe
de adultos, e Fineza do Inconcon, em infantis, ambos da cidade do Sumbe.
Carlos
Bastos | Sumbe
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Comissão da Carteira Profissional de Artistas (CCPA) e a União Nacional dos Artistas e Compositores – Sociedade de Autores (UNAC – S.A.) representados pelos seus presidentes, Maneco Vieira Dias e Zeca Moreno, estiveram em visita de trabalho na província do Namibe, por três dias.
O músico Kyaku Kyadaff foi recebido, esta quarta-feira, em Moçambique, pelo vice-ministro da Cultura, Fredson Bacar e o embaixador de Angola em Moçambique para uma visita de trabalho, soube o JA Online junto da assessoria do cantor.
Estão esgotados os ingressos para o sector central e lateral direito da área VIP do espectáculo do músico brasileiro, Alexandre Pires, nos próximos dias 3 e 4 de Abril, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, soube o JA Online através de uma nota enviada pela organização do evento.
O actor Avelino Sebastião Viegas, membro do grupo de teatro Etu-Lene, falecido na última quarta-feira, aos 49 anos, no hospital Militar Principal, víitima de doença, vai hoje a enterrar, às 10h00, no Cemitério da Santa Ana, em Luanda.
O príncipe William da Inglaterra fez, esta quarta-feira, uma visita surpresa à Polónia, onde se encontrou com tropas britânicas e polacas destacadas na fronteira com a Ucrânia, em Rzeszów, e visitou um centro de refugiados ucranianos, em Varsóvia.
Pelo menos seis pessoas morreram numa colisão na auto-estrada em Baltimore, no estado norte-americano de Maryland, com a via a ficar obstruída em todas as faixas e nos dois sentidos, informou o Notícias ao Minuto.
O Gabão quer ser Estado-membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo apresentado uma manifestação formal de interesse ao secretariado-executivo da organização em Novembro de 2022, segundo fontes diplomáticas, avança a Lusa.
A construção de mercados municipais em Luanda esteve em análise na reunião de trabalho mantida, esta quarta-feira, entre o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, e o governador provincial de Luanda, Manuel Homem.
O Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado está a promover um programa de capacitação a nível dos munícipios sobre oportunidades do agro-negócio, gestão de negócio e gestão de qualidade, informou hoje a página do governo do Bié, no Facebook.
A ministra da Juventude e Desportos garantiu, terça-feira, em Saurimo, que vai encetar contactos com vários departamentos ministeriais, para melhorar as oportunidades dos jovens à habitação condigna, ensino, emprego, crédito e multiplicação de infra-estruturas desportivas.