Cultura

39 agremiações carnavalescas estão inscritas no Sumbe

Um total de trinta e nove grupos carnavalescos do município do Sumbe, província do Cuanza-Sul, está inscrito, na Direcção Municipal da Cultura e Turismo no município, para desfilarem no dia 21 de Fevereiro, na edição 2023 do Carnaval, a decorrer na Marginal do Sumbe.

28/01/2023  Última atualização 12H19
© Fotografia por: Grupos carnavalescos no Sumbe prontos para o desfile provincial do Carnaval, no dia 21 de Fevereiro, na Marginal do Sumbe

Dos inscritos para esta edição do Carnaval, 18 grupos carnavalescos são da classe de adultos, 10 na classe infantil, cinco blocos de animação e seis grupos na classe B tradicional, que vão participar no desfile do Carnaval este ano, cujo  desfile da fase provincial no Cuanza-Sul não se vai realizar.

O director da Cultura e Turismo no Sumbe, João Calei da Silva, disse que a sua direcção contínua empenhada na preparação das condições necessárias para que a edição 2023 do Carnaval  decorra sem sobressaltos.

O responsável disse que a conjuntura económica e financeira que o país atravessa está a dificultar a preparação com êxito da próxima edição do Carnaval no Sumbe. "Estamos a encontrar muitos embaraços para a organização do Carnaval edição 2023, mas temos fé de que essa situação vai ser ultrapassada e os patrocinadores a quem de direito sempre estendemos a mão, vão poder nos ajudar como de costume”.

João Calei da Silva sublinhou que por questões de ordem económicos, até ao momento não foram ainda definidos os valores dos prémios a serem atribuídos aos vencedores, assim  como estão, igualmente, condicionados os apoios a serem prestados aos grupos carnavalescos participantes na edição 2023 do Carnaval na provínica.

Fez saber que é prematuro falar-se de valores referentes aos prémios a serem atribuídos aos vencedores do Carnaval 2023, tendo assegurado que os outros artefactos essenciais ao Carnaval vão ser garantidos, em breve, quer do Governo Provincial e quer do Ministério da Cultura e Turismo.

A organização, disse, necessita um valor entre 75 milhões e 100 milhões de kwanzas, para apoiar os grupos que vão sair das comunas do interior do município, caso dos grupos da comuna do Gungo, que dista a 150 quilómetros da capital do Sumbe, que vai participar, pela primeira vez  no desfile municipal, da comuna do Quicombo e os da periferia da cidade. "É um pacote mínimo para que um grupo carnavalesco possa ir à rua e o valor mínimo que um grupo possa gastar é o equivalente a um milhão de kwanzas, para a compra de instrumento, coroas, alegorias e indumentária.

O responsável aconselhou aos responsáveis dos grupos carnavalescos  a organizarem-se metodologicamente para que possam se apresentar da melhor forma e o que devem fazer, porque a festa do Entrudo é para todos e, apesar dos constrangimentos e dificuldades é importante que a população se distraia e se divirta, porque o Carnaval também é recreação, folia e alegria. João Calei da Silva apelou aos citadinos do Sumbe para que compareçam em massa e participem na festa do Carnaval, este ano, depois da ausência do Carnaval nas ruas durante dois anos, devido à Covid-19 .

Referiu que o júri já está constituído e formado por pessoas experientes encabeçado por Manuel Rosa do Nascimento da Silva, um homem de cultura.

Durante o desfile do Carnaval edição 2023 serão exibidas danças tradicionais como catambi, quimbuelembuela, cazucuta, Varina, moda cabecinha, cabetula e o tchinganji.

As edições do Carnaval 2020 e 2021 não se realizaram devido à pandemia da Covid-19 e em 2022 fez-se apenas homenagens aos melhores grupos, dançarinos, rainha, rei e individualidades que se destacaram em prol do Entrudo na província.

A última edição do Carnaval foi conquistada pelos grupos União Muteda, na classe de adultos, e Fineza do Inconcon, em infantis, ambos da cidade do Sumbe.


Carlos Bastos | Sumbe

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura