O Grupo Parlamentar do MPLA vai realizar, quinta-feira, em Luanda, uma campanha de plantação de árvores, denominada “Plantar uma árvore é cuidar do amanhã”, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Árvore, que se assinalou no dia 21.
A construção de mercados municipais em Luanda esteve em análise na reunião de trabalho mantida, esta quarta-feira, entre o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, e o governador provincial de Luanda, Manuel Homem.
O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social começou, ontem, a activar 22 Centros de Emprego, em todo o país, para facilitar os cidadãos que procuram emprego.
O processo de facilitação de emprego foi lançado, na província do Bengo, com a reinauguração da primeira infra-estrutura em Caxito. A próxima é inaugurada, amanhã, sexta-feira, no município de Talatona, em Luanda.
Após a inauguração da infra-estrutura, a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, explicou que a iniciativa é parte do Programa de Expansão, Revitalização e Modernização dos Serviços, para facilitar a intermediação entre as empresas e os candidatos a empregado.
O centro, que custou aos cofres do Estado 51 milhões 699 mil e 518 kwanzas, conta com uma sala de estudo de mercado, um espaço de processamento de dados e recepção.
Teresa Rodrigues Dias confirmou ser o primeiro centro modernizado a ser reinaugurado, dos 22 previstos para intervenção, o que representa um grande passo na resolução do problema de emprego na província do Bengo e não só.
"Os outros centros a serem activos vão beneficiar, também, de trabalhos de restauro para garantir melhor serviço de manuseamento de dados, relativos ao emprego e desemprego a nível nacional”, disse.
Teresa Rodrigues Dias sublinhou que o Ministério tem acompanhado todos os dados de emprego e desemprego, a nível do país, mas é um trabalho feito em conjunto com todos os sectores.
Os Centros de Emprego servem para tornar os serviços mais céleres, por isso decidiu-se revitalizar as infra-estruturas, com novas tecnologias, de forma que os dados sejam cada vez mais fiáveis e credíveis, com base numa nova plataforma tecnológica, pronta para servir e contribuir para a empregabilidade dos cidadãos, de acordo com os perfis requeridos no mercado.
O programa, assegurou a ministra, vai ser, também, parte do sistema de dados internos, para ajudar na avaliação estatística, de forma a definir em que área se deve investir na formação profissional. Estes métodos, referiu, servem para resolver a problemática da empregabilidade no país.
Ganhos para província
A governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba, reconheceu que com a reinauguração do Centro de Emprego, a província sai a ganhar. As novas instalações, adiantou, vão permitir que os cidadãos tenham mais oportunidades de emprego.
A governadora informou que a província do Bengo tem muita procura de emprego, um facto que se vive em todo o país.
Milhares de solicitações
O director-geral do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), Manuel Mbangui, disse que o ministério está a dar um passo no Programa de Revitalização e Modernização dos Serviços e Centros de Emprego, onde o objectivo é permitir que quem procura emprego consiga ter um canal que facilite a intermediação entre as empresas e os candidatos.
O director-geral do INEFOP sublinhou que com este programa, os candidatos podem procurar emprego através do portal do PAPE, e as empresas também podem fazer as ofertas, de igual modo isso vai acontecer com os estágios profissionais.
Informou que nesta altura, o INEFOP tem registado um total de 45 mil candidatos, em todo o país, e a província do Bengo tem 894 cidadãos inscritos à procura de emprego.
Bases do programa
O INEFOP, destacou, está encarregado de implementar, executar e avaliar os programas aprovados pelo Governo nos domínios do emprego e empreendedorismo.
Nesta vertente, os Centros de Emprego são instrumentos privilegiados de execução das políticas de emprego, em sentido restrito, integrado por instrumentos de acções e funções específicas.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Presidente da República, João Lourenço, aconselhou, hoje, prudência na condução a todos os cidadãos, devido ao feriado prolongado, sublinhado que “muitos vão aproveitar para fazer-se à estrada, indo ao encontro de lugares que lhes são queridos ou que pretendem conhecer”.
A associação para a Promoção, Desenvolvimento, Prosperidade e Tecnologia (PDPT) apresentou esta terça-feira, em Luanda, o Programa de Identificação e Desenvolvimento de Talentos (PIDT), com o qual vai desenvolver as aptidões de empreendedorismo de 50 jovens e adolescentes angolanos.
O príncipe William da Inglaterra fez, esta quarta-feira, uma visita surpresa à Polónia, onde se encontrou com tropas britânicas e polacas destacadas na fronteira com a Ucrânia, em Rzeszów, e visitou um centro de refugiados ucranianos, em Varsóvia.
Pelo menos seis pessoas morreram numa colisão na auto-estrada em Baltimore, no estado norte-americano de Maryland, com a via a ficar obstruída em todas as faixas e nos dois sentidos, informou o Notícias ao Minuto.
O Gabão quer ser Estado-membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo apresentado uma manifestação formal de interesse ao secretariado-executivo da organização em Novembro de 2022, segundo fontes diplomáticas, avança a Lusa.
A construção de mercados municipais em Luanda esteve em análise na reunião de trabalho mantida, esta quarta-feira, entre o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, e o governador provincial de Luanda, Manuel Homem.
O Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado está a promover um programa de capacitação a nível dos munícipios sobre oportunidades do agro-negócio, gestão de negócio e gestão de qualidade, informou hoje a página do governo do Bié, no Facebook.
A ministra da Juventude e Desportos garantiu, terça-feira, em Saurimo, que vai encetar contactos com vários departamentos ministeriais, para melhorar as oportunidades dos jovens à habitação condigna, ensino, emprego, crédito e multiplicação de infra-estruturas desportivas.