Economia

18 milhões de dólares para produzir arroz na província do Bié

Um total de 18 milhões de dólares norte-americanos, financiados pelo Programa de Apoio aos Camponeses (PAC), através do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), foram aplicados pela “Cuemba cooperativa agrícola de arroz”, com vista a relançar a produção desse cereal, na localidade de Canvongue, município do Cuemba, na província do Bié.

17/01/2021  Última atualização 18H52
Financiados pelo Programa de Apoio aos Camponeses © Fotografia por: DR
Lançado recentemente, o projecto prevê produzir anualmente pelo menos 280 mil toneladas de arroz, numa área de 35 a 40 mil hectares de terra já identificado. Dentro de duas semanas se inicia a concentração de equipamentos para o efeito e numa primeira fase a cooperativa vai desbravar cerca de dois hectares e a quantidade vai subir gradualmente até alcançar o número necessário.
Numa primeira fase, serão criados 201 postos de trabalho, e além da produção do arroz, a Cuemba cooperativa agrícola vai financiar igualmente os pequenos produtores de arroz do mesmo município, para eles conseguirem aumentar os níveis de produção.


Incentivar a produção

Na ocasião, o vice-governador do Bié para área política, social e económica, António Manuel, louvou a iniciativa do projecto, tendo sublinhado que o mesmo enquadra-se na estratégia do Governo, que visa a diversificação da economia nacional, de forma a reduzir as importações e aumentar as exportações. 
O projecto será implementado numa área adjacente à passagem do Caminho de Ferro de Benguela (CFB), que irá possibilitar o escoamento da produção para outros mercados do país, assim com noutros países vizinhos, no caso das repúblicas Democrática do Congo e da Zâmbia.
Na ocasião, o secretário do Estado para Economia, Mário Augusto Caetano, salientou que o Governo vai poupar mais dinheiro com a produção local. Como exemplo, informou que, em 2020, o Executivo angolano gastou 300 milhões de dólares para a aquisição de 400 mil toneladas do referido produto, valor que vai reduzir significativamente.

Os membros da "Cuemba cooperativa agrícola de arroz” aproveitaram para proceder ao lançamento da primeira pedra de construção do centro de recolha de arroz do Cuemba, que foi testemunhado igualmente pelo presidente do Conselho de Administração do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), Brito Sozinho.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia