Sociedade

16 imigrantes ilegais detidos em Ambaca

Dezasseis cidadãos da República Democrática do Congo (RDC), em condição migratória ilegal, foram detidos, domingo, no município de Ambaca, Cuanza-Norte, quando pretendiam deslocar-se a Luanda.

10/05/2022  Última atualização 10H15
© Fotografia por: DR

Os imigrantes, que seguiam a bordo de uma viatura, entraram nos últimos dois dias ao país, a partir da fronteira Norte, na província do Uíge, com o propósito de chegarem à capital do país, onde, supostamente, eram aguardados por parentes e amigos.

A informação foi avançada, ontem, ao Jornal de Angola, pela directora do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Delegação Provincial do Ministério do Interior (MININT).

Esperança Rodrigues acrescentou que a detenção aconteceu depois do carro onde os emigrantes seguiam ter transposto um dos controlos, na Estrada Nacional 140, mesmo sob ordem de paragem dos agentes da Polícia de Trânsito, facto que levantou suspeitas e perseguição ao veículo.

Esperança Rodrigues explicou que o motorista, de nacionalidade angolana, depois de notar a perseguição abandonou o veículo e colocou-se em fuga, deixando os passageiros à sua sorte.

Disse que a detenção dos imigrantes aconteceu na aldeia de Cazongo, cerca de cinco quilómetros da sede municipal de Ambaca e que os 16 estrangeiros têm idades que variam entre os seis aos 57 anos.

Deu a conhecer que a Policia Nacional continua a fazer diligências para a detenção do automobilista, pela prática de auxílio à entrada ilegal de estrangeiros ao país.

Após os actos interrogatórios, os cidadãos foram encaminhados ao Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), para os procedimentos subsequentes.

Marcelo Manuel | Ambaca

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade