Sociedade

11 novos autocarros já circulam no Zaire

Fernando Neto | Mbanza Kongo

Jornalista

Onze novos autocarros, com capacidade para 62 lugares cada, foram entregues na quinta-feira, na cidade de Mbanza Kongo, pelo Governo Provincial do Zaire, a quatro empresas vencedoras do concurso público, para o reforço do transporte urbano de passageiros, entre as sedes municipais.

06/02/2021  Última atualização 13H52
Governo pretende melhorar a oferta dos serviços de transporte © Fotografia por: DR
A entrega dos meios foi antecedida da deposição de uma coroa de flores pelo governador da província, Pedro Makita, ao Túmulo do Soldado Desconhecido, em homenagem aos heróis do 4 de Fevereiro, em acto proclamado na quinta-feira.
As empresas "Roumela Su Lda”, "Alca e Aty, Lda”, "Titi e Alfredo, Lda”, com três autocarros cada, e "Unicidade, Lda”, com dois veículos, foram os vencedores do concurso público e, com meios de transporte, vão operar nas sedes municipais. 

O director do Gabinete Provincial dos Transportes e Correios, Pedro Miguel Lito disse que as empresas pagaram um valor inicial de Akz 2.917.746,65 cêntimos, como primeira prestação do reembolso, do total de Akz 58.354.933 por cada autocarro, valor que será liquidado num período de dez anos.

Sublinhou que com o acto, o governo pretende melhorar a oferta dos serviços de transportes públicos de passageiros, entre as sedes municipais. Lembrou que a frota de novos autocarros vai, de certo modo, permitir o aumento da capacidade de intervenção das operadoras nas linhas urbanas e intermunicipais, no transporte de pessoas e bens.

Ainda no âmbito das celebrações do 60º aniversário do Início da Luta Armada, o governador Pedro Makita acompanhou o acto de consignação da empreitada de terraplanagem de quinze quilómetros de estrada na sede do município de Mbanza Kongo, capital do Zaire, projecto inserido no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Pela empreiteira TEA assinou o auto de consignação Maria José Galente e pela Administração Municipal de Mbanza Kongo, Osvaldo João Neves. Os trabalhos de terraplanagem dos 15 quilómetros estão distribuídos em 18 ruas dos bairros Martins Kiditu, 4 de Fevereiro, 11 de Novembro e Álvaro Buta, obras avaliadas em 1.500.111.985,59 de kwanzas.

Após consignação, o governador do Zaire, Pedro Makita, mostrou-se regozijado pelos equipamentos sociais que o Executivo tem colocado à disposição da população nos últimos anos, com vista a melhoria das condições de vida dos cidadãos.
"Estamos a consignar uma obra importante no âmbito do PIIM, que vai permitir dentro de um ano contarmos com 15 quilómetros de diversas ruas melhoradas, com impacto directo na vida dos angolanos que aqui habitam”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade