Desporto

1º de Agosto vence e afunda Santa Rita na classificação

Paulo Caculo

Jornalista

O 1º de Agosto venceu, ontem, o Santa Rita de Cássia, por 2-0 em jogo da 14ª jornada e relegou os uígenses para a última posição da tabela classificativa. Círilo, aos 78 minutos, e Macaia, aos 86, fizeram os golos que derrubaram a muralha defensiva dos donos da casa, que resistiu até ao intervalo.

08/03/2021  Última atualização 14H16
Militares vergaram “católicos” e mantêm recuperação rumo à conquista do quinto título © Fotografia por: DR
Talhados para complicar ao máximo a tarefa aos candidatos ao título, a equipa do Uíge viu-se impotente para evitar nova derrota. O jogo teve sentido único, embora nem por isso o 1º de Agosto tivesse brindado a pequena falange de adeptos no Estádio 4 de Janeiro com uma exibição maiúscula e de qualidade superior.

Nos primeiros 45 minutos, o Santa Rita foi capaz de retratar, acima de tudo, uma abordagem temerária. O conjunto afecto à 'padroeira das causas impossíveis' teve uma postura audaz, pressionou a primeira fase de construção do 1º de Agosto, numa imagem que fez sonhar por um resultado positivo. Na segunda parte, inverteu a história do jogo.

O Santa Rita colocou poucos jogadores no ataque e mostrou-se naturalmente inofensivo, enquanto os campeões nacionais revelaram a já habitual clarividência no último terço do terreno, embora sem a avalanche ofensiva desejada.
Após andar quase toda a etapa inicial da partida a protagonizar um autêntico festival de falhanços, na segunda parte, veio ao de cima a eficácia ofensiva dos militares. Círilo abriu caminho para o triunfo, aos 78 minutos, após cruzamento tenso de Isaac. Nessa altura, o campeão nacional ganhou confiança e Macaia fechou o 'caixão' aos 86 minutos.
 
Libolo em queda livre     
Na deslocação a Benguela, o Libolo precisava de vencer o jogo para afastar os fantasmas da desilusão que teimam em assombrar o balneário. O facto é que o conjunto de Calulo voltou a baquear ao consentir derrota (2-0) diante do Wiliete. O novo deslize coloca o técnico Romeu Filemon numa situação complicada e que o obriga a fazer contas à vida. Kaporal e Quinho foram os grandes 'carrascos' dos libolenses, que ainda falharam um penálti, aos 58 minutos, por Francis.
Na recepção ao Bravos do Maquis, a equipa da Caála não foi além da igualdade a um golo. Coube aos donos da casa adiantar-se no marcador por intermédio de Depor, aos 25 minutos. A equipa de David Dias foi incapaz de segurar a vantagem e cedeu o golo do empate, por Zico, aos 48 minutos, na sequência da cobrança de canto.

Tacticamente amarrado pelo adversário, o Maquis de Zeca Amaral tardou a dar sinal de reacção. O equilíbrio foi a nota predominante do desafio. Ambos os conjuntos  dividiram a posse de bola e a disposição de ocasiões para marcar.
A jornada foi aberta sábado, com Interclube a ven-cer (1-0) a Baixa de Kassanje. O Sporting goleou (4-0) o Ferrovia do Huambo, Académica do Lobito perdeu (0-2), em casa, frente ao Cuando Cubango e o Sagrada Esperança derrotou (1-0), em Luanda, o Progresso Sambizanga. Adiado está o embate entre o Petro de Luanda e o Desportivo da Huíla, em virtude do engajamento dos tricolores na fase final da Liga dos Campeões de África.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto