Desporto

1º de Agosto recebe Maquis no cortejo de jogos adiados

Honorato Silva

Jornalista

A maratona de jogos do 1º de Agosto prossegue frente ao FC Bravos do Maquis, hoje às 17h00, no Estádio Nacional 11 de Novembro, para conclusão da oitava jornada do Girabola 2020/21, prova disputada no contexto de limitações imposta pela pandemia da Covid-19.

10/02/2021  Última atualização 08H00
Militares podem somar m caso de vitória esta tarde nove pontos na tabela classificativa © Fotografia por: Paulo Mulaza | Edições Novembro
Vencedor improvável do desafio 80 do clássico dos clássicos do futebol, ao superar o arqui-rival Petro de Luanda, por 1-0, no último domingo, depois de ter ficado mais de 30 dias sem competir, face ao cumprimento das medidas de combate ao novo coronavírus, o conjunto militar do Rio Seco está focado na construção de um ciclo vitorioso.  

Ainda sem a orientação do português Paulo Duarte, impedido de regressar ao país pelo encerramento das ligações aéreas com Portugal, os tetra-campeões nacionais recebem os maquisardes sob a batuta do burquinabe Narcisse Yameogo, focados na conquista dos três pontos, de modo a galgar terreno na tabela classificativa.  

O "penta”, quinto título consecutivo, é o objectivo que comanda os rubro e negros, sobretudo por ser um feito exibido de forma exclusiva pelos tricolores do Eixo Viário. Para tal, estão cientes da necessidade de fazer o melhor aproveitamento dos 21 pontos em disputa nas sete partidas em atraso, no sentido de assaltarem a liderança isolada do campeonato.

A surpreendente atitude competitiva patenteada no final de semana, pelo longo período de inactividade, serve de bitola para nivelar o desempenho dos homens do ex-RI-20, que voltam a jogar domingo, diante do Namungo FC da Tanzânia, no mesmo recinto, para a primeira "mão” da derradeira eliminatória de acesso à Taça da Confederação. 

A servir de guia o bom desempenho colectivo dos jogadores, no desafio de titãs, o corpo técnico reforçado pelos angolanos Ivo Traça, Mário Soares e Filipe Nzanza, deve apostar no "onze” lançado de início no domingo, em obediência a lógica de que em equipa que ganha não se mexe. 

 
Força dos maquisardes

À semelhança do adversário, o FC Bravos do Maquis vem de um triunfo por 1-0, no reduto do Recreativo do Libolo, após ter ficado quase duas semanas sem competir, devido aos casos positivos de Covid-19 que assolaram o plantel, equipa técnica e dirigentes. O sucesso da deslocação à vila de Calulo leva à formação do Moxico a acreditar numa surpresa diante do campeão.  

Cultor do rigor táctico, Zeca Amaral motiva os jogadores a contrariarem o favoritismo atribuído aos donos da casa, a julgar pela qualidade dos executantes. Mas a diferença de qualidade das equipas está longe de esmorecer a determinação dos maquisardes na conquista de pontos em Luanda, um terreno difícil para os visitantes, quando o anfitrião é um dos dois colossos. 

Para evitar dissabores com eventual ousadia, a formação do Luena vai provavelmente entregar a iniciativa de jogo aos militares, a partir de um bloco defensivo intermédio, para sair no contra-ataque, a explorar o desposicionamento do adversário. 

A oitava jornada, cujo grosso das partidas foi disputado a semana passada, registou os seguintes resultados: Santa Rita de Cássia – Cuando Cubango FC (2-2), Recreativo da Caála – Académica do Lobito (1-0), Recreativo do Libolo – Sagrada Esperança (1-4), Interclube – Ferroviário (5-0), Baixa de Cassanje – Desportivo da Huíla (0-0), Wiliete de Benguela – Sporting de Cabinda (2-0) e Progresso Sambizanga – Petro de Luanda (2-3).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto