Os antigos integrantes da Selecção Nacional no Campeonato do Mundo, Alemanha´2006, venceram, no domingo, em Luanda, os homólogos da Taça Cosafa, por 4-3, em jogo alusivo ao centenário do nascimento do primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto, a assinalar-se a 17 de Setembro.
Angola pode garantir presença inédita nos quartos-de-final, caso vença ou empate hoje às 17h30, diante da Alemanha, em partida referente ao Grupo III da fase principal, da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, que se disputa na Eslovénia até 3 de Julho.
Com a questão do título arrumada, a expectativa dos adeptos para a disputa da 30ª e última jornada do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola'2021722, está no desfecho do desafio entre 1º de Agosto e Sagrada Esperança, às 15h00, no Estádio Nacional 11 de Novembro, que vai definir o vice-campeão da época, sem desprimor para os jogos Interclube-Petro de Luanda, Kabuscorp-Progresso, Desportivo da Lunda-Sul-Sporting de Cabinda e Recreativo do Libolo-FC Bravos do Maquis.
Numa tarde em que o Petro de Luanda vai festejar o regresso do título do Girabola à galeria do Eixo-Viário, depois de longo jejum de doze anos, as atenções dos aficcionados vão estar viradas para o Estádio Nacional 11 de Novembro, onde o campeão destronado, Sagrada Esperança vai procurar conservar o segundo lugar, quando defrontar o 1º de Agosto, naquele que vai ser um jogo de elevado grau de dificuldades para ambos os contendores. Por aquilo que as duas equipas proporcionaram aos adeptos esta temporada, antevê-se uma partida pautada pelo equilíbrio, embora a equipa anfitriã, mais moralizada com os resultados desta ponta final do campeonato, apesar das propaladas dificuldades de caixa, se apresente como favorita, por jogar no seu reduto.
Mas, a equipa diamantífera tem arcaboiço e estofo para jogar "olhos nos olhos” com qualquer adversário e campo, pelo que os pupilos de Roque Sapiri estão em Luanda para discutir os três pontos, que lhes garantem a segunda posição e a consequente presença na próxima edição da Liga dos Clubes Campeões Africanos, pretensão igualmente alimentada pelos anfitriões. Os contendores estão separados por dois pontos, com vantagem para os diamantíferos, que os militares do Rio Seco ambicionam superar.
Com estes condimentos os adeptos das duas formações vão, certamente, degustar um "apetitoso prato quente”, de desfecho imprevisível, do diversificado cardápio da tarde futebolística.
No 22 de Junho as emoções vão jorrar a granel com o Petro de Luanda a procurar encerrar a fantástica época, apenas uma derrota em 29 jogos, com vitória sobre o Interclube, apesar de jogar em terreno alheio. Os polícias, certamente, não pretendem ser os "bombos” da festa, pelo que vão procurar contrariar, pelo orgulho de jogarem em casa, onde devem supostamente ser eles a mandar. Bom jogo em perpectiva com a balança do favoritismo a recair para os tricolores. Haverá, certamente, muito champanhe depois do jogo, seguindo-se o cortejo automóvel da consagração.
Nos Coqueiros, Kabuscorp e Progresso Sambizanga, já despromovidos jogam para cumprir calendário. No estádio das Mangueiras, o Desportivo da Lunda-Sul recebe o Sporting de Cabinda, com favoritismo para os locais, ao passo que, em Calulo, o Libolo mede forças com o FC Bravos do Maquis, num duelo que se antevê equilibrado. O Girabola'2021/22 fecha as cortinas, amanhã, com os jogos Cuando Cubango-Sporting de Benguela, Recreativo da Caála- Académica do Lobito e Desportivo da Huíla-Wiliete Sport Clube.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginExercícios para a manutenção da condição física dos atletas dominam, hoje, às 8h30, no Estádio da Cidadela, em Luanda, os trabalhos de preparação da Selecção Nacional de futebol para amputados, tendo em vista a disputa do Campeonato do Mundo, a decorrer de 30 de Setembro a 10 de Outubro, na Turquia.
A Selecção Nacional júnior feminina de andebol defronta, esta segunda-feira , a similar da Eslovénia, em desafio referente aos dezasseis avos de final do Campeonato do Mundo, que decorre naquele país europeu.
Com o triunfo por 31-18, diante da Lituânia, Angola garantiu, este sábado, presença na fase seguinte da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, que se disputa até 3 de Julho na Eslovénia, com a participação de 32 selecções.
O Presidente da República, admitiu, nesta terça-feira, em Lisboa, “ser quase impossível recuperar a 100% que foi desviado do erário público, mas assinalou que vai continuar a trabalhar nesse sentido.
A ministra da Saúde, reiterou, nesta terça-feira, em Luanda, que o Executivo está “fortemente comprometido no reforço progressivo do Serviço Nacional de Saúde assente em princípios orientadores de eficiência, equidade, eficácia, humanização e inovação”.
Arrancou, nesta terça-feira, no município do Soyo, província do Zaire, as obras de construção da primeira fábrica de fertilizantes do país, orçada em 2.2 mil milhões de dólares a ser erguida num prazo de quatro anos.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa a ser julgado esta terça-feira , no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O Ministério de Energia e Águas projecta elevar a taxa de acesso à electricidade do país para 50 por cento, até 2025, mais 7,2 pontos percentuais que os actuais 42, 8 por cento, num universo de 33 milhões de habitantes, declarou, esta segunda-feira , no Soyo, o titular da pasta.
A primeira edição do Festival da Música e Dança Tradicional da região Leste, do país, realizada na noite de sábado, no Largo Agostonho Neto, no Dundo, Lunda-Norte, eternizou o Cinguvu, um instrumento musical do folclore daquele região.