Desporto

1º de Agosto evita empate na visita ao reduto da Caála

Honorato Silva

Jornalista

Promessa de sucesso feita em 2019, no Mundial de Sub-17 disputado no Brasil, Zine voltou a justificar a aposta da direcção presidida por Carlos Hendrick da Silva, como principal referência do ataque, ao assinar a vitória do 1º de Agosto, por 2-1, ontem, frente ao Recreativo da Caála, num dos jogos de destaque da 20ª jornada do Girabola.

17/05/2021  Última atualização 11H07
Avançado foi decisivo ao marcar os golos da vitória rubro e negra na deslocação ao Huambo © Fotografia por: Agostinho Narciso |Edições Novembro
Os tetracampeões nacionais valeram-se do extinto letal do jovem talento que jura amor ao emblema militar, para triunfar num terreno até então intransponível e, com isso, recuperar o comando, ao cabo do segundo terço da competição, antes da recepção ao Sagrada Esperança, na próxima ronda, numa espécie de cimeira bipartida de candidatos à conquista do título.

 A equipa rubro e negra, orientada pelo português Paulo Duarte, experimentou dificuldades redobradas diante dos caalenses, mais competitivos em desvantagem numérica, por expulsão de Joca.
Depo, aos 78 minutos, fez o golo que acabou por premiar a entrega dos donos da casa, porém, Zine, depois do tento que adiantou os "agostinos” no marcador, aos 21 minutos, teve sangue frio para aos 90+1, lançado por Mário Balbúrdia, sentenciar o resultado. 

 A vitória permitiu ao 1º de Agosto assaltar o comando do campeonato, com 46 pontos e mais um desafio realizado em relação aos diamantíferos, enquanto o Recreativo da Caála segue tranquilo no meio da tabela classificativa, 28 pontos, muito por força do bom aproveitamento dos jogos disputados na condição de visitado. 

 
Petro em serviços mínimos

No regresso ao 22 de Junho, onde na ronda passada derrotou (1-0) o Santa Rita de Cássia, como anfitrião, o Petro de Luanda ultrapassou o Interclube, mercê do tento solitário do brasileiro Thiago Azulão, aos dois minutos, bem na alvorada da partida, desfecho que permite aos tricolores às ordens de Mateus Agostinho "Bodunha” manterem a perseguição à dupla da frente, com serviços mínimos. 

 Criticados pela falta de consistência do seu jogo no segundo tempo, período em que aceitaram o domínio do adversário, os petrolíferos chegaram aos 42 pontos e ficam na expectativa de recuperar terreno com o resultado do frente-a-frente entre militares e lundas. Os polícias, comandados pelo português Ivo Campos, têm como consolo o facto de obrigarem mais um dos colossos a defender. 

 Na outra partida realizada ontem, o Wiliete de Benguela derrotou (2-1) o Progresso Sambizanga. João Vala, numa execução plena de arte, fez o golo que garantiu os três pontos, com os quais a equipa das terras das acácias rubras superou os sambilas na tabela, numa altura em que a preocupação de ambos os emblemas é ficar abrigado das ameaças da cauda.

 Emissário despachado

Focado na discussão da primazia, o Sagrada Esperança foi paciente sábado, na recepção ao Desportivo da Huíla, o "emissário” que tudo fez no sentido de estorvar o percurso triunfal dos pupilos de Roque Sapiri, vitoriosos (2-0) no retorno à competição, após falharem à deslocação ao reduto do Cuando Cubango FC, a meio da semana. 

 Os diamantíferos chegaram aos 44 pontos e consolidaram a presença no topo da classificação, motivo de desassossego para a equipa do Rio Seco, que tudo faz de forma a largar a vantagem sobre a concorrência, no entanto sem sucesso imediato. Os militares huilanos viram freado o crescimento registado com o regresso de Mário Soares, técnico empenhado em espevitar os jogadores em busca de uma campanha oposta à assinada sob a batuta de André Macanga, em grande parte da primeira volta.

 Transformado em adversário acessível, dada a sequência de derrotas, o Recreativo do Libolo recebeu e venceu o Ferrovia do Huambo, por 1-0, resultado que alivia a pressão sobre os homens da vila de Calulo.
 Numa jornada marcada negativamente pelo surgimento de vários casos positivos de Covid-19, entre jogadores, treinadores, pessoal de apoio e dirigentes, foram adiados os jogos Baixa de Cassanje-Sporting de Cabinda, Santa Rita de Cássia-Académica do Lobito e FC Bravos do Maquis-Cuando Cubango FC.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto