Os antigos integrantes da Selecção Nacional no Campeonato do Mundo, Alemanha´2006, venceram, no domingo, em Luanda, os homólogos da Taça Cosafa, por 4-3, em jogo alusivo ao centenário do nascimento do primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto, a assinalar-se a 17 de Setembro.
Angola pode garantir presença inédita nos quartos-de-final, caso vença ou empate hoje às 17h30, diante da Alemanha, em partida referente ao Grupo III da fase principal, da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, que se disputa na Eslovénia até 3 de Julho.
Na ressaca da tolerância de ponto registada terça-feira, em virtude da celebração do 405º aniversário da cidade, fundada em 1617, os benguelenses têm hoje, às 17h00, como um dos grandes atractivos, o primeiro de três jogos previstos entre 1º de Agosto e Interclube, referente aos playoffs da final do Campeonato Nacional de andebol sénior masculino.
Mas hoje alguém vai perder pela primeira vez, pois o regulamento da competição não permite empate. Em caso de empate, no tempo regulamentar, joga-se prolongamento. Se persistir o empate repete-se o prolongamento, antes de ir à marcação dos livres de sete metros para o desempate.
No comando das duas equipas estão Filipe Cruz e José Pereira "Kidó”, treinadores que se conhecem de sobra, não fosse a oitava vez consecutiva a cruzarem-se numa final.
O favoritismo é ligeiro para o Interclube, não tanto pela exibição neste campeonato, mais pelo facto de ser o campeão das duas épocas anteriores.
O Interclube, equipa afecta ao Ministério do Interior tem um plantel mais experiente em que sobressaem o ex-agostino Manuel Nascimento, Jairoslav Aguiar, Edivaldo Ferreira "Moreno”, Adelino Pestana, mais os dois estrangeiros que se juntaram à equipa, o internacional camaronês Nelvis Tohmoloh, e o da República do Congo, Tssassi Grace.
No 1º de Agosto o treinador está a terminar o enquadramento e entrosamento de jovens como Manuel Domingos, Evander Galiano ou Elizandro Garcia.
A experiência de Geovani Mwachissengue, Adilson Maneco, Feliciano Coveiro ou Agnelo Quitongo joga um papel tranquilizador nas hostes agostinas.
Em declarações ao Jornal de Angola, o presidente da Associação Provincial de Andebol de Benguela, Esmeraldo Chipeio, disse: "neste ambiente de festa da cidade há muitos atractivos, mas esperamos que venha mais público ao Pavilhão do que nos primeiros dias”.
Nos jogos das classificativas, o Desportivo Chicapa venceu, por 31-23, o Mora do Virei, ao passo que o Nacional de Benguela perdeu, por 23-28, diante da Banca.
Filipe Cruz quer começar com vitória
O treinador da equipa sénior masculina do 1º de Agosto considera ser importante vencer o Interclube, no primeiro de três jogos referentes aos playoffs da final da 43ª edição do Campeonato Nacional que começa a ser disputada hoje, às 17h00, no Pavilhão Acácias Rubras, em Benguela.
"Vai ser o primeiro jogo e é importante para nós vencermos. Quem vence o primeiro vai para o segundo sem grande pressão. Portanto, a ideia é fazer tudo para sairmos vitoriosos”, defende.
O treinador lembrou que no Campeonato Provincial o Interclube foi melhor por ter vencido mas destacou o facto dos militares estarem bem melhores agora.
"A equipa está noutra fase, cresceu a cada jogo e no "provincial” não havia a mesma motivação que há agora”, lembra.
Filipe Cruz disse também que respeita o adversário, mas refere "o 1º de Agosto é 1º de Agosto”.
Kidó só pensa em ganhar a partida
"Ganhar” é o pensamento que norteia a abordagem do Interclube para o jogo de mais logo, segundo o treinador José Pereira "Kidó”.
O treinador referencia o contexto em volta da disputa da final e diz que "só se pode ter pensamento de vitória”.
"Queremos fazer história, conquistar o tri-campeonato e ser a primeira equipa a impedir o 1º de Agosto de vencer o Campeonato três anos seguidos”, comentou.
Kidó olhou para as suas unidades e concluiu: "a equipa está bem, transmite confiança”. Sobre vencer ou não o primeiro jogo o treinador refere que "nada diz que quem vencer o primeiro, ganhe também o segundo”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginExercícios para a manutenção da condição física dos atletas dominam, hoje, às 8h30, no Estádio da Cidadela, em Luanda, os trabalhos de preparação da Selecção Nacional de futebol para amputados, tendo em vista a disputa do Campeonato do Mundo, a decorrer de 30 de Setembro a 10 de Outubro, na Turquia.
A Selecção Nacional júnior feminina de andebol defronta, esta segunda-feira , a similar da Eslovénia, em desafio referente aos dezasseis avos de final do Campeonato do Mundo, que decorre naquele país europeu.
Com o triunfo por 31-18, diante da Lituânia, Angola garantiu, este sábado, presença na fase seguinte da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, que se disputa até 3 de Julho na Eslovénia, com a participação de 32 selecções.
O Presidente da República, admitiu, nesta terça-feira, em Lisboa, “ser quase impossível recuperar a 100% que foi desviado do erário público, mas assinalou que vai continuar a trabalhar nesse sentido.
A ministra da Saúde, reiterou, nesta terça-feira, em Luanda, que o Executivo está “fortemente comprometido no reforço progressivo do Serviço Nacional de Saúde assente em princípios orientadores de eficiência, equidade, eficácia, humanização e inovação”.
Arrancou, nesta terça-feira, no município do Soyo, província do Zaire, as obras de construção da primeira fábrica de fertilizantes do país, orçada em 2.2 mil milhões de dólares a ser erguida num prazo de quatro anos.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa a ser julgado esta terça-feira , no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O Ministério de Energia e Águas projecta elevar a taxa de acesso à electricidade do país para 50 por cento, até 2025, mais 7,2 pontos percentuais que os actuais 42, 8 por cento, num universo de 33 milhões de habitantes, declarou, esta segunda-feira , no Soyo, o titular da pasta.
A primeira edição do Festival da Música e Dança Tradicional da região Leste, do país, realizada na noite de sábado, no Largo Agostonho Neto, no Dundo, Lunda-Norte, eternizou o Cinguvu, um instrumento musical do folclore daquele região.