Desporto

1º de Agosto e Inter abrem hoje discussão pelo troféu

Silva Cacuti | Benguela

Na ressaca da tolerância de ponto registada terça-feira, em virtude da celebração do 405º aniversário da cidade, fundada em 1617, os benguelenses têm hoje, às 17h00, como um dos grandes atractivos, o primeiro de três jogos previstos entre 1º de Agosto e Interclube, referente aos playoffs da final do Campeonato Nacional de andebol sénior masculino.

18/05/2022  Última atualização 10H50
Declerck Sibo, lateral dos rubro e negros numa acção ofensiva © Fotografia por: AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO
O encontro entre os finalistas é disputado no Pavilhão Acácias Rubras. A final envolve as melhores equipas do momento e ambas chegaram a esta fase sem qualquer derrota. Os finalistas estão 100 por cento vitoriosos.

Mas hoje alguém vai perder pela primeira vez, pois o regulamento da competição não permite empate. Em caso de empate, no tempo regulamentar, joga-se prolongamento. Se persistir o empate repete-se o prolongamento, antes de ir à marcação dos livres de sete metros para o desempate.

No comando das duas equipas estão Filipe Cruz e José Pereira "Kidó”, treinadores que se conhecem de sobra, não fosse a oitava vez consecutiva a cruzarem-se numa final.

O favoritismo é ligeiro para o Interclube, não tanto pela exibição neste campeonato, mais pelo facto de ser o campeão das duas épocas anteriores.

O Interclube, equipa afecta ao Ministério do Interior tem um plantel mais experiente em que sobressaem o ex-agostino Manuel Nascimento, Jairoslav Aguiar, Edivaldo Ferreira "Moreno”, Adelino Pestana, mais os dois estrangeiros que se juntaram à equipa, o internacional camaronês Nelvis Tohmoloh, e o da República do Congo, Tssassi Grace.

No 1º de Agosto o treinador está a terminar o enquadramento e entrosamento de jovens como Manuel Domingos, Evander Galiano ou Elizandro Garcia.

A experiência de Geovani Mwachissengue, Adilson Maneco, Feliciano Coveiro ou Agnelo Quitongo joga um papel tranquilizador nas hostes agostinas.

Em declarações ao Jornal de Angola, o presidente da Associação Provincial de Andebol de Benguela, Esmeraldo Chipeio, disse: "neste ambiente de festa da cidade há muitos atractivos, mas esperamos que venha mais público ao Pavilhão do que nos primeiros dias”.

Nos jogos das classificativas, o Desportivo Chicapa venceu, por 31-23, o Mora do Virei, ao passo que o Nacional de Benguela perdeu, por 23-28, diante da Banca.

Filipe Cruz quer começar com vitória

O treinador da equipa sénior masculina do 1º de Agosto considera ser importante vencer o Interclube, no primeiro de três jogos referentes aos playoffs da final da 43ª edição do Campeonato Nacional que começa a ser disputada hoje, às 17h00, no Pavilhão Acácias Rubras, em Benguela. 

"Vai ser o primeiro jogo e é importante para nós vencermos. Quem vence o primeiro vai para o segundo sem grande pressão. Portanto, a ideia é fazer tudo para sairmos vitoriosos”, defende.

O treinador lembrou que no Campeonato Provincial o Interclube foi melhor por ter vencido mas destacou o facto dos militares estarem bem melhores agora.

"A equipa está noutra fase, cresceu a cada jogo e no "provincial” não havia a mesma motivação que há agora”, lembra.

Filipe Cruz disse também que respeita o adversário, mas refere "o 1º de Agosto é 1º de Agosto”.

Kidó só pensa em ganhar a partida

"Ganhar” é o pensamento que norteia a abordagem do Interclube para o jogo de mais logo, segundo o treinador José Pereira "Kidó”.

O treinador referencia o contexto em volta da disputa da final e diz que "só se pode ter pensamento de vitória”.

"Queremos fazer história, conquistar o tri-campeonato e ser a primeira equipa a impedir o 1º de Agosto de vencer o Campeonato três anos seguidos”, comentou.

Kidó olhou para as suas unidades e concluiu: "a equipa está bem, transmite confiança”. Sobre vencer ou não o primeiro jogo o treinador refere que "nada diz que quem vencer o primeiro, ganhe também o segundo”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto