Angola e Holanda defrontam-se hoje, às 17h15, no Pavilhão Arena Zlatorog, em partida referente aos quartos-de-final, da 23ªedição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, que decorre na Eslovénia até 3 de Julho, com a participação de 32 selecções.
A equipa sénior masculina de andebol do 1º de Agosto conquistou, ontem, o 43º Campeonato Nacional da categoria, disputado no Arena Acácias Rubras, em Benguela, após derrotar a similar do Interclube, por 23-21, na segunda de três partidas para o “play-off” da final.
Ao vencerem os dois primeiros jogos (no primeiro a vitória foi por 24-18), os agostinos prescindiram do último e mandaram os "polícias" mais cedo para casa, e sem qualquer galardão.
A equipa ergue assim o 29º troféu do seu historial, enquanto Filipe Cruz, treinador militar, eleva para seis as vitórias pessoais nas últimas oito finais consecutivas diante de José Pereira "Kidó”, timoneiro da equipa afecta ao Ministério do Interior.
A vitória do 1º de Agosto partiu do "gabinete”, quando a direcção decidiu regularizar as contas com os atletas, antes da disputa do campeonato. O conjunto ligado às Forças Armadas Angolanas saía de derrotas consecutivas no campeonato provincial, diante do Interclube. Em Benguela, a equipa ressentiu o "estímulo” e ganhou alegria na forma de jogar. Em véspera dos jogos da final, Filipe Cruz já tinha alertado: "a nossa motivação é diferente da que tivemos no campeonato provincial”.
O jogo em si foi diferente do primeiro, porque o Interclube apresentou-se mais solto e levou o equilíbrio no marcador até ao intervalo, quando o marcador estava em 11-10 para os agostinos.
As equipas desceram à quadra com a mesma disposição e sistemas tácticos semelhantes ao primeiro jogo. O Interclube defendia no 6X0, com dois pivots, enquanto Filipe Cruz manteve o 5X1 defensivo. Otiniel Pascoal, Vlademiro Paulo, Yahosa e Feliciano Coveiro jogavam em harmonia, como uma banda em cortejo militar. Giovani Muachissengue, veterano de 38 anos, exibia juventude na baliza militar.
Os militares pautaram o jogo nos dois golos de diferença e chegaram aos 16-13. O diferencial espevitou o jogo do Interclube, que trabalhou para o anular e chegou ao empate, 16-16. Vivia-se o momento crucial do jogo. Ariel Simões, na baliza do Interclube, frustrava os ataques agostinos. Filipe Cruz barafustava contra a actuação da arbitragem e foi admoestado com cartão amarelo. Os ataques seguintes a vantagem militar voltou, 18-16, enquanto Giovani fazia o seu show na baliza.
O relógio corria para o mi-nuto 60, enquanto se esfumavam as esperanças do Interclube. Filipe Cruz banhou em plena quadra com o champanhe da vitória.
Fechadas as cortinas do 43º Campeonato Nacional, hoje, há jogo para as eliminatórias da Taça de Angola. O Interclube joga, no Arena Acácias Rubras, diante do Mora Sport do Virei. O 1º de Agosto vai defrontar a Banca, em Luanda.
Ivo Mateia, jogador do Nacional de Benguela, foi o melhor marcador. Apontou 60 golos. Valdemiro Paulo recebeu o prémio de MVP. O Sporting de Cabinda conquistou o prémio de equipa "Fair Play”.
Eis como ficou ordenada a classificação: 1º de Agosto; Interclube, Interclube "B”, Sporting de Cabinda, Desportivo da Banca, Desportivo da Lunda Sul, Mora Sport do Virei e Clube Nacional de Benguela
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Selecção Nacional de futebol para amputados cumpre, hoje, às 8h00, a quarta sessão de treino no Estádio Municipal dos Coqueiros, na Baixa de Luanda, tendo em vista a disputa do Campeonato do Mundo, de 30 de Setembro a 10 de Outubro, na Turquia.
A Selecção Nacional está apurada, de forma inédita, para os quartos-de-final da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, apesar da derrota, por 21-33, diante da similar da Alemanha, em partida referente ao Grupo III do ' Main Round' (Grupo Principal).
O campeonato de Fórmula 1, a Mercedes e Federação Internacional do Automóvel (FIA) reagiram em uníssono a declarações consideradas preconceituosas do antigo piloto Nelson Piquet para com o piloto Lewis Hamilton.
O seleccionador nacional sénior masculino de basquetebol, Pep Clarós, pode divulgar, esta noite, os doze jogadores convocados para a disputa da terceira janela FIBA de qualificação africa-na para o Campeonato do Mundo'2023, na Ásia.
Angola e Holanda defrontam-se hoje, às 17h15, no Pavilhão Arena Zlatorog, em partida referente aos quartos-de-final, da 23ªedição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, que decorre na Eslovénia até 3 de Julho, com a participação de 32 selecções.
A II Conferência dos Oceanos, que decorre desde 27 de Junho até 1 de Julho, em Lisboa, Portugal, sob o tema “reforçar a acção dos oceanos com base na ciência e na inovação para a implementação do ODS14: avaliação, parcerias e soluções”, elegeu Angola como uma das vice-presidentes e relatora-geral do evento.
A interligação eléctrica do Soyo (Zaire) a Cabinda ocorre a médio prazo, com base em opções que incluem a extensão de um cabo submarino ou uma linha de transporte a transpor território da República Democrática do Congo (RDC), anunciou o ministro da Energia e Águas, terça-feira, no Soyo.
O Conselho de Igrejas Cristãs em Angola (CICA) e a Igreja do Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo realizaram, on-tem, em Luanda, uma conferência que visou munir os líderes religiosos de ferramentas necessárias para melhor orientar as comunidades em período eleitoral.
O embaixador do Reino Unido em Angola, Roger Stringer, prevê um crescimento assinalável das trocas comerciais entre os dois países, mercê dos indicadores de reanimação da actividade económica dos efeitos da pandemia da Covid-19, que, depois de 2020, levaram à desaceleração do comércio bilateral antes situado em mais de 900 milhões de dólares por ano.
A cotação do barril de petróleo Brent, que serve de referência às exportações angolanas, para entrega em Agosto terminou quarta-feira, no mercado de futuros de Londres em baixa de 1,58%, para 116,12 dólares.