Angola falhou o apuramento para as meias-finais, ao perder, quarta-feira(30), por 21-29, diante da Holanda, em partida dos quartos-de-final da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, que a Eslovénia acolhe até 3 de Julho.
Angola e Holanda defrontam-se hoje, às 17h15, no Pavilhão Arena Zlatorog, em partida referente aos quartos-de-final, da 23ªedição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, que decorre na Eslovénia até 3 de Julho, com a participação de 32 selecções.
Após a perda do título do Girabola 2021/2022 para o arqui-rival Petro de Luanda, o 1º de Agosto vira as atenções para o segundo lugar, com o intuito de competir na próxima edição da Liga dos Clubes Campeões Africanos de futebol, afastada a hipótese de participar na Taça da Confederação, já que ocupa o terceiro lugar, com 55 pontos.
O 1º de Agosto está a quatro pontos do Sagrada Esperança, sendo que a última jornada do campeonato será determinante para ambas as equipas. Os lundas visitam os rubros e negros.
Das equipas grandes e candidatas assumidas à conquista do título do escalão maior do futebol nacional, a formação militar foi a que mais dificuldades financeiras enfrentou durante a competição, por força do corte que o Ministério das Finanças (MINFIN) efectuou no orçamento do clube do Rio Seco, de 800 para 200 milhões de Kwanzas por mês, retirando-lhe a possibilidade de discutir em pé de igualdade o caneco com o Petro e Sagrada.
Com o montante disponibilizado pelo MINFIN, o 1º de Agosto viu-se a braços para gerir sem sobressaltos a colectividade, atendendo ao número de funcionários e atletas de 14 modalidades, designadamente futebol, basquetebol, andebol, hóquei em patins, natação, atletismo, xadrez, judo, karaté-dó, tiro aos pratos, canoagem, pesca, vela e ténis de mesa.
Na segunda volta do Girabola, o 1º de Agosto experimentou sérias dificuldades para reforçar o plantel, sendo a única contratação a do avançado Jiresse, ex-Recreativo do Libolo.
Investimento colossal
Já o Petro de Luanda teve razões de sobra para esfregar as mãos de contente, já que beneficiou de um excelente encaixe financeiro de dez mil milhões, 922 milhões, 381 mil e 916 Kwanzas. Além deste valor, o futebol sénior petrolífero usufruiu, igualmente, de dezanove milhões 450 mil e 391 dólares.
A gozar de saúde financeira, o Petro de Luanda tinha a obrigação de vencer o Girabola, bem como competir ao melhor nível na Liga dos Clubes Campeões. Nas Afrotaças, o conjunto do Catetão esteve a um passo de atingir a final, depois do afastamento nas meias-finais diante do colosso Wydad de Casablanca de Marrocos.
Por sua vez, o Sagrada Esperança, campeão nacional destronado, recebeu do patrocinador oficial a Empresa Nacional de Diamantes de Angola (Endiama), o montante de três milhões de dólares. O elenco liderado por Muacabalo Tomás teve de fazer "engenharias” para levar o barco a bom porto.
Mas, acabou por naufragar, com a perda do título do Girabola, sem esquecer a paralisação dos trabalhos por parte dos jogadores, em consequência de alguns pendentes: contratos, salários e prémios de jogos em atraso.
Alexandre Manuel
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Selecção Nacional de futebol para amputados cumpre, hoje, às 8h00, a quarta sessão de treino no Estádio Municipal dos Coqueiros, na Baixa de Luanda, tendo em vista a disputa do Campeonato do Mundo, de 30 de Setembro a 10 de Outubro, na Turquia.
A Selecção Nacional está apurada, de forma inédita, para os quartos-de-final da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, apesar da derrota, por 21-33, diante da similar da Alemanha, em partida referente ao Grupo III do ' Main Round' (Grupo Principal).
O campeonato de Fórmula 1, a Mercedes e Federação Internacional do Automóvel (FIA) reagiram em uníssono a declarações consideradas preconceituosas do antigo piloto Nelson Piquet para com o piloto Lewis Hamilton.
O pagamento do Imposto sobre os Veículos Motorizados (IVM) foi prorrogado até o dia 8 de Julho do corrente, sendo a data limite para o pagamento sem multa, anunciou, sexta-feira, a Administração Geral Tributária (AGT).
Os passageiros de voos com destino ou escala em Portugal deixam de ter de apresentar o certificado digital ou teste negativo à Covid, informou esta sexta-feira a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).
Dois meses depois de ter sido internada, no Hospital Josina Machel, Eva Faria Lourenço, uma adolescente que tinha vários nódulos cruzados nos seios, já foi operada, quarta-feira(30), numa intervenção que durou cerca de cinco horas.
A CASA-CE apresenta, publicamente, o seu manifesto eleitoral e programa de governo apenas no dia 9 de Julho, durante um acto político de massas a ter lugar em Luanda, refere uma nota da coligação enviada ao Jornal de Angola.
O Governo prevê realizar um censo piloto em 2023, um ano antes do Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH) a ser realizado em 2024, informou quarta-feira(30), em Luanda, o secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis.